Mercedes desenvolve airbags para casos de atropelamento; Volvo foi pioneira


O leitor do ALL THE CARS deve se lembrar do Volvo V40, vendido no Brasil (leia aqui), primeiro e único modelo de produção com airbag para proteção de pedestres em casos de atropelamento (leia aqui). No entanto, essa realidade tende a mudar. A Mercedes-Benz patenteou, nos Estados Unidos, uma tecnologia parecida, mas que prevê garantir a segurança em outras áreas da carroceria. Por ora, no entanto, não há confirmação de quando – e se – esse avanço chegará às ruas.

Mercedes-Benz A-Pillar Airbag

O sistema da Mercedes tem atuação diferente do equipamento da Volvo. No caso da alemã, há sensores de aproximação que inflam as bolsas junto às colunas dianteiras, ajustando-se ao contorno do capô. Este se eleva, para evitar o choque do pedestre com partes rígidas como o para-brisa, as colunas e mesmo a parte superior do motor.

A solução sueca também prevê reduzir os efeitos do impacto no atropelamento. No entanto, seu airbag fica sob o capô, sendo acionado na base do para-brisa quando a cobertura do motor se ergue. Novamente, o objetivo é evitar o choque contra componentes rígidos, como o vidro dianteiro e as colunas que o envolvem. Porém, o V40 foi o único Volvo a usar o sistema até hoje. Segundo a marca, ele será abandonado (leia aqui), pois as tecnologias de segurança farão com que atropelamentos sejam cada vez menos comuns em alguns anos.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s