Compacto elétrico Venucia Viwa foi apresentado em 2013; marca é da Nissan-DongFeng
A Renault-Nissan confirmou a produção de veículos movidos a eletricidade na China. A aliança revelou que contará com o apoio da DongFeng, com quem já possui joint ventures locais (leia aqui), para executar os planos. Vale lembrar que a chinesa também é parceria da outra gigante francesa, a PSA Peugeot Citroën, inclusive para modelos ecologicamente corretos (leia aqui) e sendo dona de parte de suas ações (leia aqui). Convém lembrar, porém, que ela é proprietária da marca Venucia, criada junto com a Nissan em 2010 (leia aqui).
Em nota, as empresas confirmam que o projeto renderá a criação de uma nova joint-venture, chamada eGT New Energy. A DongFeng será proprietária de 50% dos ativos, como determina a legislação chinesa, com a outra metade sendo igualmente dividida entre Nissan e Renault. O primeiro produto terá propulsão elétrica, obviamente, utilizando uma plataforma de SUV da aliança franco-japonesa. “O estabelecimento dessa nova parceria com a DongFeng confirma nosso compromisso comum com a China”, pontua o CEO da dupla, Carlos Ghosn, que já apontava o país como “salvação dos elétricos” em 2013 (leia aqui). Não foram detalhados, porém, dados sobre investimentos ou prazos de lançamentos.
Logicamente, a Renault-Nissan não é a única interessada no mercado de elétricos da China, que lidera as vendas do ramo no mundo e deve consumir nada menos que quatro milhões de ecologicamente corretos, incluindo híbridos, em 2025. Na última semana, a Ford anunciou uma parceria semelhante com a local Zotye (leia aqui). O mesmo ocorreu recentemente com Volkswagen e JAC (leia aqui) e Daimler e BAIC (leia aqui), além dos interesses expressos de outras gigantes do segmento.