A sete corridas do fim da temporada 2017, os bastidores da Fórmula 1 já se agitam acerca de 2018. Enquanto algumas equipes discutem novos fornecedores de motores, outras trabalham na formação de sua dupla de representantes na pista. O rumor da vez vem da Williams, que deve substituir Felipe Massa para o próximo ano. O indicado pelas especulações é o polonês Robert Kubica.
O retorno de Kubica à F1 vem sendo especulado há anos. Porém, ganhou força com os testes feitos na Renault. Sem uma vaga garantida na equipe francesa, onde disputou sua última temporada na categoria em 2010, o polonês pode acabar na Williams. Sua experiência seria o que procura o time britânico. Massa, assim, buscaria uma vaga na Fórmula E, deixando a Fórmula 1 sem brasileiros pela primeira vez desde 1970.
Kubica, porém, não está sozinho na disputa. Após rumores apontarem por uma escolha por Fernando Alonso (leia aqui), a pedido do pai de Lance Stroll, também são ligados à Williams os nomes de Sergio Perez, hoje na Force India, e Pascal Wehrlein, atualmente na Sauber e piloto da academia da Mercedes. Há, porém, chance remota da permanência de Massa.
As portas estariam ainda abertas para Kubica na Renault, embora a tendência seja que a equipe acerte com Carlos Sainz Jr. O contrato do espanhol prevê rescisão caso a Toro Rosso rompa com a francesa, informação que ganha força nos bastidores. Os italianos devem acertar com a Honda.