A Honda também quer um elétrico para chamar de seu. No Salão de Frankfurt, a japonesa exibe o conceito Urban EV, que, como seu nome sugere, é um compacto urbano movido a eletricidade. Seu diferencial, no caso, está no estilo retrô, que lembra a primeira geração do Civic. E a empresa não faz mistério: confirma seu lançamento na Europa para 2019.
Com 3,9 metros de comprimento – a Honda fala em 10 centímetros menos que um Fit -, o Urban EV possui apenas duas portas, o que pode mudar na versão definitiva, e linhas que remetem ao pioneiro dos Civic. Sua grade tem um visor, que emite mensagens a demais motoristas e pedestres. A iluminação é feita por LED e conta com elementos azulados, que caracterizam os ecologicamente corretos.
No entanto, é seu interior de quatro lugares que mais atrai olhares. Lá estão um painel simples, um volante trapezoidal que já virou praxe entre os conceitos futuristas e uma enorme tela atravessando quase todo o habitáculo. No lugar de espelhos, há câmeras para a função de retrovisores.
A Honda não nos brinda com muitos detalhes sobre o sistema de propulsão ou as baterias, embora a marca já seja expert nesta área. Ela destaca o sistema Automated Network Assistant, que “aprende” as preferências do motorista e adequa o veículo ao seu gosto.