Toyota TJ Cruiser O Salão de Tóquio, como acontece anualmente, é palco de várias novidades em termos tecnológicos e futuristas. Por isso, não faltam conceitos ao evento da capital japonesa. Neste especial, o ALL THE CARS traz os principais protótipos apresentados pelas montadoras na terra do sol nascente.
TOYOTA
Maior montadora do Japão – e em briga constante pelo “título” mundial com a Volkswagen -, a Toyota levou várias ideias ao evento da capital. O das fotos acima é o TJ Cruiser, uma ideia da marca que mescla os conceitos de van e SUV, destinado a praticantes de esportes, com espaço para carregar pranchas e bicicletas, por exemplo. Seu estilo “caixote” é proposital, para aproveitar espaço e dar um ar de “caixa de ferramentas”. Com a plataforma modular TNGA, ele usa um sistema híbrido com motor 2.0 a gasolina e tração 4×4.
Para os ávidos por esportivos, a empresa desenvolveu o GR HV Sports, que a marca destina aos “que apreciam carros em uma interação com o meio ambiente”. Ela diz ter se inspirado no híbrido TS050, usado no Mundial de Endurance (WEC), para criar as linhas do cupê-conversível. O teto tipo Targa vem do Supra. Há soluções interessantes, como o botão de partida localizado na alavanca de câmbio. Para movê-lo, é claro, a Toyota escalou um sistema híbrido.
Outra novidade é o i-Ride. Elétrico e autônomo, ele é dotado de inteligência artificial para realizar operações relativas à convivência com os passageiros. O acesso é facilitado pelas portas tipo asa-de-gaivota, que se abrem para cima e envolvem parte do teto.
O estande da empresa é complementado pelo Fine-Comfort Ride. Seu nome sugere um veículo voltado ao conforto e as linhas vão ao encontrado dessa ideia, favorecendo o espaço interno. A propulsão é feita por célula de combustível alimentada por hidrogênio, que leva três minutos para ser completamente reposto e garante autonomia aproximada de 1.000 km.
MAZDA
Como de praxe,a Mazda utiliza seus conceitos para antecipar linguagens visuais e até projetos inteiros. Desta vez, a marca levou duas criações a Tóquio com esse propósito. A primeira delas é o Vision, um cupê de quatro portas com design inspirado nos modelos R360 1960 e Luce 1969. Acredita-se que sua estética servirá para um modelo de produção em série, a ser lançado em no máximo dois anos. Ele atuaria acima do sedã Mazda6.
A outra grande atração sua é o Kai. Apesar de haver pouquíssima informação – a marca se limita a mencionar a plataforma modular e o motor SkyActiv-X, que estreia nele -, ele indica parte das soluções visuais esperadas para a nova geração do Mazda3, com apelo mais agressivo. A versão definitiva deve ser oficializada apenas no fim de 2018.
LEXUS
A marca de luxo da Toyota exibe apenas um conceito de destaque global, chamado LS+. Como sugere seu batismo, ele adianta muitas das futuras soluções do sedã LS, que acabou de ganhar nova geração, previstas para 2020. O visual lembra bastante o produto atual, mas é sob a carroceria que estão seus destaques: ele possui inteligência artificial para sua locomoção, coletando dados de tráfego em tempo real, alterando rotas em favor da prioridade dos passageiros.
HONDA
Após apresentar o hatch Urban EV em Frankfurt (leia aqui), a Honda decidiu seguir adiante e aproveitar sua base para criar um cupê. Chamado Sports EV, o conceito tem soluções visuais similares às do hatch, mas devidamente adaptadas à sua carroceria esportiva. A empresa não revelou muitos detalhes a respeito do conceito, mas, pelo nome, é fácil dizer que o protótipo possui motor elétrico. Resta saber se ele será produzido em série…
YAMAHA
Yamaha? Sim, Yamaha. A tradicional fabricante de motocicletas flerta com automóveis há tempos. Ela ainda não garante a produção, mas o Cross Hub é, até agora, o mais próximo do mercado que a empresa já chegou. Ele usa o monocoque iStream, de Gordon Murray (leia aqui), e está a meio caminho entre picape e SUV. Murray emprestou a estrutura, mas não se envolveu no projeto, ainda que o conceito tenha o motorista colocado no centro da carroceria (o McLaren F1 de Gordon era assim). O habitáculo tem espaço para até quatro passageiros, dispostos no esquema 1+2+1.
NISSAN
Assim como a nova irmã, a Nissan apostou em um crossover inteligente para atrair o público ao seu espaço. Com soluções que lembram até mesmo o nacional Kicks, o conceito conta com sistema autônomo de condução – uma evolução do ProPilot usado no Leaf – e dois propulsores elétricos, um para cada eixo, que somam 435 cv. Como nos Tesla e no Toyota Mirai, ele ainda pode entregar sua energia das baterias para alimentar a casa durante um blecaute.
SUBARU
Em mais um Salão de Tóquio, a Subaru apostou na linha de conceitos Viziv para antecipar soluções. Dessa vez com o Performance, a marca mostrou como deve potencializar o design e a aptidão esportiva do WRX, seu sedã “compacto” atual. No entanto, há poucos detalhes sobre o projeto. Sabe-se somente que ele é equipado com o pacote de auxílios de condução EyeSight, que chega às ruas ao longo de 2018.
MITSUBISHI
Além de oficializar o Eclipse Cross, a Mitsubishi aproveitou o evento nipônico para exibir o E-Evolution, mostrando estar bem avançada no desenvolvimento de inteligência artificial para veículos. O design é chamativo, como todo conceito recente da marca – aliás, os produtos também estão com essa mesma filosofia. Ele certamente inspirará alguma criação para as ruas.
SUZUKI
Os conceitos da Suzuki foram antecipados aqui.