Primeiro modelo da Tesla, o Roadster voltará ao mercado. Durante a apresentação do caminhão autônomo Semi Truck (leia aqui), a californiana confirmou o retorno de seu esportivo, que terá uma concepção ligeiramente diferenciada do original. Além disso, promete ser mais forte e eficiente. Fundador e CEO da montadora, Elon Musk afirmou que o modelo chega às ruas em 2020.
Apesar de ser ainda um protótipo, o Roadster já tem adiantadas suas formas definitivas. As soluções evoluem sobre o que se vê atualmente, como nos faróis e lanternas inseridos na carroceria. Tal qual o antecessor, ele tem teto removível, mas leva dois passageiros a mais. Ao menos há um banco posterior, com espaço para duas crianças.
O que mais chama atenção, no entanto, está sob a carroceria. Equipado com baterias de 200 kWh de potência, o dobro das versões mais fortes dos Tesla atuais, o Roadster contará com nada menos que 1.020 kgfm de torque – acreditamos que a marca não tenha errado ao divulgar o número. A autonomia chega a 1.000 km.
O conjunto motriz conta com três propulsores: um para o eixo dianteiro, dois para os posteriores. De acordo com a Tesla, eles levam o conversível de zero a 96 km/h em 1,9 segundo, alcançando os 160 km/h em 4,2 segundos. A máxima supera os 400 km/h. Para efeitos de comparação, hoje o automóvel mais veloz do mundo é o Bugatti Chiron, com a prova de 0-100 km/h cumprida em 2,5 s. Entre os conversíveis, o recordista é o Lamborghini Aventador S Roadster, com 3,0 s cravados.
Elon Musk afirma que o preço final do Roadster deve ficar em US$ 200 mil (R$ 655 mil). Já é possível reservá-lo ao se adiantar US$ 50 mil (R$ 164 mil) e também adquirir a versão “especial para fundadores” por US$ 250 mil (R$ 820 mil). Esta última terá apenas mil exemplares produzidos e só pode ser garantida mediante o depósito integral do valor do veículo.