A Mercedes-Benz divulgou as primeiras fotos da nova geração do Classe G, clássico utilitário da marca lançado em 1979. As imagens se limitam ao interior do veículo, mas revelam o caráter mais moderninho do modelo. Ele segue com o perfil espartano e o visual consagrado, porém oferecerá mais conforto aos ocupantes.
Pelas fotos, nota-se que o painel segue “vertical”, mas com as soluções recentes da marca. Ficaram o quadro de instrumentos analógico – que pode ser substituído pelo visor de 12 polegadas -, o puxador acima do porta-luvas e o seletor de tração ao centro, ladeado pelos difusores. No entanto, ele incorpora a nova tela da central multimídia, as saídas de ar circulares inspiradas em turbinas e o volante de miolo redondo. Estão lá também o reloginho clássico, até então indisponível no modelo mais bruto, e os comandos em duas faixas horizontais.
Para além do painel, o Classe G ficou mais recheado tecnologicamente, incorporando o comando do console para manejo da central multimídia e o carregador de celular por indução. O aparelho de som tem sete alto-falantes, mas há opção de um Burmester de 16 caixas. O interior pode ser revestido em tecido ou couro, com toques em alumínio, madeira ou fibra de carbono. A Mercedes afirma ainda que o espaço interno foi ampliado.
DESIGN SEGUE CLÁSSICO, MAS ESTRUTURA É MODERNA
A Mercedes não revelou a parte externa do próximo Classe G, mas flagras denunciam que o utilitário não perderá o design característico (leia aqui). No entanto, confirma que o modelo terá uma estrutura mais moderna. Sua nova arquitetura promete ampliar a rigidez torcional em cerca de 30%, mesmo com uma redução de peso de quase 160 kg e mantendo a capacidade de reboque na casa das 3,5 toneladas.
Até o momento, sabe-se que o novo Classe G tem confirmadas duas motorizações, sem considerar a variação AMG. A gasolina, há o 4.0 V8 biturbo de 469 cv, que deve mover o G560. A diesel, o escalado é o 2.9 de seis cilindros e 313 cv. Ambos usam câmbio automático de nove marchas e tração 4×4, sem opção de caixa manual. Eles se apoiam ainda no sistema elétrico de 48 volts, que recebe um pequeno motor para funções paralelas.
Na suspensão, confirmam-se os sistemas construídos em alumínio, com atuação pneumática e amortecimento adaptativo. A arquitetura vem do Classe S. Na dianteira, há o esquema independente four-link com direção eletromecânica.
O lançamento do novo Classe G acontece no Salão de Detroit, que abre as portas ao público no dia 11 de janeiro.