Apesar de já ter sido flagrado sem disfarces (leia aqui), o Jetta segue envolto de mistério por parte da Volkswagen. Após confirmar a apresentação para o Salão de Detroit, em janeiro (leia aqui), e liberar testes com o modelo camuflado para a imprensa americana, a marca divulgou teasers do sedã. Eles confirmam não apenas a veracidade das fotos feitas anteriormente, como também apresentam o novo padrão de interiores da montadora alemã.
Como já se sabia, a carroceria do Jetta bebe da fonte do T-Roc (veja aqui) ao adotar faróis e grade integrados, com uma grelha mais generosa. Ela, porém, terá diferentes acabamentos: cromado como no teaser e preto brilhante idêntico ao das fotos, a depender da versão. As laterais mostram uma maior preocupação com o espaço interno: as colunas C recuaram bastante, abrindo espaço para um vigia, e reduziram o tamanho do terceiro volume. Assim, o modelo fica com perfil mais cupê. Atrás, as lanternas continuam horizontais, integrando-se ao friso que serve de “proteção” para a placa, à moda Audi.
A surpresa fica para o habitáculo. Como nos Mercedes, o painel dá destaque à integração entre as telas da central multimídia e do quadro de instrumentos customizável. A solução acabou colocando os difusores de ar na parte inferior, como ocorre com o Polo, abandonando a tradicional localização no alto, vista desde os tempos de Bora.
Nesta nova linhagem, sabe-se que o Jetta adotará a plataforma modular MQB, a mesma do Golf, com motores parecidos. Ao menos no Brasil, o sedã contará com os motores 1.4 TSI Flex de 150 cv e 2.0 TSI de 230 cv, emprestado do GTI. A transmissão deverá ser a de oito marchas.