Toyota Yaris é a principal novidade entre hatches
Virada de ano significa renovar votos, refazer promessas (que dificilmente serão cumpridas) e reforçar a esperança de um mundo melhor. Também é a época em que o ALL THE CARS dá seus pitacos de lançamentos para o Brasil ao longo do ano que se inicia. Assim, começamos a série O QUE ESPERAR PARA 2018, mantendo nossa tradição. Em mais uma edição, ela será publicada em quatro partes, começando por hatches compactos e médios. Confira abaixo quais as apostas deste blog para chegar às ruas tupiniquins ao longo do 2018.
Atualmente, só o M140i é vendido no Brasil
BMW Série 1 (novo) – Com a geração atual oferecida apenas na versão mais cara, M140i (leia aqui), a Série 1 decaiu bastante em vendas. No entanto, isso deve mudar em 2018. Com a terceira linhagem prevista para março, no Salão de Genebra, o modelo deve desembarcar por aqui no fim do ano, sendo uma das atrações do Salão de São Paulo. Há também possibilidade de ser montado em Araquari (SC): sua plataforma será a mesma dos Mini, com tração dianteira, e produzi-los no Brasil ajudaria a baixar custos e manter a unidade em operação. Caso a BMW opte por mantê-lo importado, ele ainda assim não deve alterar a previsão de desembarque.
Compacto chegou em 2012 e desde então não apresenta mudanças visuais
Citroën C3 (reestilização) – A atualização do C3 não é dada como certa. No entanto, como uma nova geração específica para o Mercosul só deve chegar entre 2019 e 2020 (leia aqui), é provável que a Citroën vá (tentar) dar um gás nas vendas do hatch com leves retoques. O compacto feito em Porto Real (RJ) faz mera figuração, somando 7.326 emplacamentos entre janeiro e novembro, bem atrás do irmão Peugeot 208 (11.153), que está longe de ser um sucesso. No entanto, não esperemos grandes revoluções, pois a PSA pretende economizar recursos para seu substituto. Chega no segundo semestre.
Reestilização do Ka foi flagrada na Índia
Ford Ka (reestilização) – A reestilização do Ka é líquida e certa. A atualização de meia vida do compacto fora flagrada em várias oportunidades (leia aqui) e está em fase final de desenvolvimento. O hatch terá mudanças em faróis, grade, para-choques e rodas, além de alterações leves no habitáculo. Ele também passará a contar com o câmbio automático de seis marchas que estreou no EcoSport (leia aqui). Não se sabe, no entanto, se o 1.5 12v de 130/137 cv, oferecido no SUV, substituirá seu atual 1.5 16v de 107/111 cv.
Picanto foi adiado pelo Super IPI, mas se renova em 2018
Kia Picanto (novo) – Apresentada na Europa em janeiro (leia aqui), a terceira geração do Picanto já foi confirmada pela Kia para chegar ao Brasil (leia aqui). Vivendo dos estoques da linhagem atual, o compacto será renovado após o fim do Super IPI, encerrado em 31 de dezembro junto do regime Inovar-Auto. A marca deve confirmá-lo nos primeiros dias de 2018, com expectativa de lançamento ainda para o primeiro semestre.
Campeão do “Quase”, Kia Rio vai mesmo desembarcar no Brasil
Kia Rio (novo) – É até cansativo falar, por mais um ano – talvez o quarto consecutivo -, que a Kia vai mesmo importar o Rio para o Brasil (leia aqui). Mas dessa vez é a última chance. Com produção mexicana e o fim do IPI extra para importados (leia aqui), a marca tem a oportunidade de ouro para apostar no hatch, que tem maior potencial que o irmão menor Picanto. Com motor 1.6 16v de 130 cv (gasolina) e opção de câmbio automático de seis marchas, ele tem desembarque previsto para a metade do ano, podendo ser atrasado por ajustes na fábrica do México.
Dianteira do Classe A será inspirada na do renovado CLS
Mercedes-Benz Classe A (novo) – Praticamente pronto para ganhar as ruas, o Classe A só depende agora da política da Mercedes: a alemã pode apresentá-lo em janeiro, no Salão de Detroit, ou março, em Genebra. A marca, porém, não faz mais mistério: já revelou seu interior definitivo (leia aqui), o que indica que o novo hatch está praticamente pronto, e foi alvo de flagras recentes trabalhando na variação esportiva AMG. Com o atraso normal de lançamentos do exterior para cá, o Classe A deve desembarcar no fim do ano. Será outro a aproveitar o Salão de São Paulo para se apresentar ao público.
Lanternas horizontais do Sandero foram reveladas pelo ALL THE CARS
Renault Sandero (reestilização) – Revelada em primeira mão pelo ALL THE CARS (leia aqui), a reestilização do Sandero acabou atrasando, mas está garantida para 2018. A traseira terá visual exclusivo no Brasil, com lanternas horizontais inspiradas no Mégane europeu. Já a dianteira será semelhante à vista no exterior (leia aqui), com faróis equipados com luzes diurnas em LED. A Renault prepara ainda atualizações no interior e na mecânica, trocando o câmbio automatizado Easy’R pelo continuamente variável Xtronic (CVT). O lançamento deve ocorrer no primeiro semestre.
Nova geração aguarda fim do Super IPI para vir ao Brasil
Subaru Impreza (novo) – A nova geração do Impreza já apareceu em março de 2016 lá fora (leia aqui), mas o Brasil segue sem o hatch. O provável motivo é o mesmo dos atrasos da Kia: o Super IPI. Virando o ano, o modelo deve desembarcar por aqui, talvez somente na versão XV, como vem acontecendo. Ela foi oficializada em março de 2017 (leia aqui). O Impreza é aguardado para a primeira metade de 2018.
Toyota já bateu o martelo: Yaris chega no segundo semestre de 2018
Toyota Yaris (novo) – A Toyota já bateu o martelo: a nova geração do Yaris asiático vai ser vendida no Brasil (leia aqui). O hatch teve a produção confirmada na planta de Sorocaba (SP), de onde sai a linha Etios, a partir do segundo semestre. Ele deve ocupar a faixa onde hoje atuam as versões mais caras do Etios Sedan, utilizando motores 1.5 16v e 1.8 16v (leia aqui), este último emprestado pelo Corolla. O primeiro deve adotar câmbio manual, mas o segundo será oferecido apenas com a caixa automática de seis marchas.
Gol será atualizado pela última vez antes da nova geração
Volkswagen Gol (reestilização) – A Volkswagen já revelou seus planos: o Gol terá uma nova geração, mas antes disso será atualizado (leia aqui). Assim, podemos esperar a renovação do modelo atual ainda para 2018, dois anos antes de uma reformulação completa. São aguardados retoques visuais, sutis mudanças internas e a oferta do câmbio automático de seis marchas junto do motor 1.6 16v MSI. Este conjunto substitui o atual 1.6 8v e a caixa automatizada I-Motion, de cinco relações. Chega no segundo semestre.
Retoques leves do Golf atrasaram, mas chegam no começo de 2018
Volkswagen Golf (reestilização) – A atualização visual do Golf está pronta (leia aqui), porém teve sua chegada atrasada ao Brasil. A reestilização, que compreende faróis, para-choques, lanternas e rodas, principalmente, será aplicada no hatch nacional e também na perua Golf Variant (leia aqui). Entre as tecnologias, a reforma garante o quadro de instrumentos virtual visto no Polo e uma central multimídia com tela maior. Deve ser oficializada ainda no primeiro trimestre. No mesmo momento, a empresa deve iniciar as vendas do híbrido GTE (leia aqui).
Volkswagen Polo (versão) – A Volkswagen já confirmou novidades para breve para o Polo (leia aqui). Oficialmente, a empresa revelou a chegada de uma versão GTS, que terá caráter mais esportivo e só chegará em 2019. O fato é que a VW prepara uma novidade na gama para antes: o câmbio automático de seis marchas para o motor 1.6 MSI. Hoje vendido apenas com caixa manual por R$ 54.990, o modelo não apenas ampliaria seu potencial de vendas, como também reduziria o hiato até o 1.0 TSI Comfortline, tabelado em R$ 65.190 e disponível somente com a transmissão automática. Vem no segundo semestre, depois do Gol.
Versão GTI vendida na Europa (acima) pode inspirar esportivo nacional