[ESPECIAL] O Que Esperar Para 2018: Picapes e Utilitários


A terceira parte do especial O QUE ESPERAR PARA 2018 chega fazendo novas previsões. Nesta publicação, o ALL THE CARS aponta quais picapes e veículos utilitários (furgões, vans e similares) chegarão ao mercado brasileiro ao longo deste ano vindouro. Você também pode ver quais nossas apostas para hatches (leia aqui) e sedãs/familiares (leia aqui).

Citroën Jumper/Peugeot Boxer (novo) – Com o fim da produção nacional da dupla, então montadora pela Iveco em Sete Lagoas (MG) ao lado do Fiat Ducato (leia aqui), a PSA ficou sem representantes no segmento de comerciais grandes. Os uruguaios Peugeot Expert e Citroën Jumpy (leia aqui) atuam em uma faixa menor e têm certa dificuldade para conquistar espaço, por isso as francesas não devem tardar a contar com novos utilitários. A Peugeot já garantiu o Boxer (leia aqui) durante a Fenatran, em outubro. A dupla deve desembarcar por aqui ainda no primeiro semestre.

Fiat Strada (reestilização) – Após engavetar o projeto X6P, que daria origem a uma picape com a plataforma do Argo, a Fiat prepara uma nova reestilização da Strada, a sexta em seus quase 20 anos de mercado. E esta promete ser a mais profunda, com alterações em frente, laterais, traseira e interior. A veterana terá estilo inspirado no novo hatch, bem como a estreia do motor 1.3 8v Firefly em sua gama. A evolução abrirá espaço para uma picape do Mobi, que chega em 2019, segundo Marlos Vidal do Autos Segredos (leia aqui). A nova Strada chega antes: no finzinho de 2018, também de acordo com Marlos.

JAC T6 Frison (novo) – A JAC já confirmou a intenção de contar com uma picape média no Brasil ainda para 2018. Com preços mirando na Fiat Toro, o modelo terá porte semelhante ao de produtos maiores, como Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok. Lá fora, chama-se T6 e Frison e tem motor 1.9 a diesel de 136 cv, que atende somente às normas do plano Euro IV. Por aqui, o batismo ainda é mistério. A expectativa é que a novidade chegue às ruas até março (leia aqui).

Wrangler será base da inédita Scrambler

Jeep Scrambler (novo) – Com a nova política de alinhamento e o sucesso da gama no Brasil, a Jeep provavelmente venderá sua picape (leia aqui) por aqui. Prevista para ser apresentada em abril, no Salão de Nova York, ela usará a mecânica da nova geração do Wrangler (leia aqui), outro garantido para cá. Com ela, a FCA poderá atuar acima da Fiat Toro, brigando com modelos de médio porte. A apresentação deve acontecer no Salão de São Paulo, em novembro, com vendas começando em 2019.

Mercedes-Benz Classe X (novo) – A Mercedes-Benz já criou perfis específicos brasileiros para a Classe X nas redes sociais (leia aqui), indicando que o lançamento está próximo. O modelo já roda pela Argentina para desenvolvimento, mas só deve estar pronto no final de 2018. Ele faz a estreia também no Salão, com provável pré-venda em dezembro.

Renault Alaskan (novo) – Após adaptar sua fábrica argentina para montar a Nissan Frontier, a Renault dará início à produção de sua inédita picape média. Também capaz de transportar uma tonelada de carga, ela usará a mecânica da irmã japonesa, o que inclui o motor 2.3 a diesel de 190 cv. Não se sabe, porém, se a francesa terá posicionamento diferente da irmã, o que poderia lhe render um motor a gasolina/flex e até variações menos potentes a diesel. Será uma das estrelas da Renault no Salão de São Paulo, em novembro, quando as vendas devem se iniciar.

Renault Kangoo (novo) – Outra novidade importante da Renault para 2018 é a segunda geração do Kangoo argentino (leia aqui). Na verdade, do modelo francês só veio o nome: trata-se da adaptação local do romeno Dacia Dokker, irmão de Logan e Sandero. O utilitário chega no segundo semestre para atuar em um segmento carente: o de veículos compactos para transporte de cargas ou passageiros. Com o fim do Fiat Doblò (leia aqui), ele tende a enfrentar o Fiat Fiorino para levar bagagens e o Chevrolet Spin para carregar pessoas. A produção na Argentina começa ainda na primeira metade do ano, mas ele deve aportar por aqui perto do Salão. 

SsangYong Korando Sports 01SsangYong Actyon Sports (retorno) – Velha conhecida dos brasileiros, a Actyon Sports está com retorno garantido (leia aqui). Com novos representantes, a SsangYong retomará suas operações com quatro modelos, incluindo a picape na conta. São poucos os detalhes conhecidos, mas ela deve contar com motor 2.0 a diesel. Nesta nova fase, enfrentará a Fiat Toro.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s