A Mercedes-Benz segue com sua estratégia a de apresentar lançamentos a conta-gotas. A alemã divulgou fotos da nova geração do Classe G, a mais revolucionária mudança do SUV comercializado desde 1979, mas apenas com carroceria camuflada. Junto das imagens, porém, a marca revelou alguns detalhes sobre o utilitário, que será oficializado no Salão de Detroit, na semana que vem.
As fotos com a carroceria camuflada apenas confirmam os flagras. Como era de se esperar, o Classe G vai manter o estilo que o caracteriza, com linhas retas, faróis redondos, para-lamas parrudos e lanternas horizontais baixas, entre outros componentes. A Mercedes confirma também que o modelo continuará com a construção em chassi de longarinas.
Além de confirmar o tipo de arquitetura do Classe G, a Mercedes revelou outras informações. A suspensão usa sistema de duplo A na dianteira, com traseira em eixo rígido e barra Panhard, uma ligação diagonal até o outro lado da estrutura da carroceria. A altura livre do solo avança a 241 milímetros, ganho de 6 mm, e a capacidade de submersão chega a 700 mm. O ângulo de entrada é de 31°, com 30° de saída. A marca destaca ainda que o modelo possui três diferenciais blocantes.
Para rodagem, o utilitário terá diferentes modos de condução. Um deles se destina ao uso na terra. Chamado G-Mode, ele atua diretamente sobre os blocantes de diferencial, a caixa reduzida e a rigidez de suspensão e direção. Também altera o comportamento do câmbio automático de nove marchas, que leva energia às quatro rodas na proporção de 40% para o eixo dianteiro e 60% para o posterior.
O interior do Classe G já era conhecido, mas a Mercedes revelou mais fotos e detalhes. As duas telas de 12,3 polegadas são opcionais (uma para instrumentos, outra para multimídia), com mostradores analógicos padrões para conta-giros e velocímetro. Os revestimentos têm diferentes tipos de madeira, podendo ser combinados com couro, alumínio e fibra de carbono. O aparelho de som de fábrica conta com sete alto-falantes, mas há opção de um equipamento Burmester, com 16.
A Mercedes destaca ainda ter ampliado o espaço interno (há até 150 mm extras para os passageiros de trás) e aumento a oferta de porta-objetos. Os bancos podem contar com ventilação, apoios laterais infláveis e função massagem.