Ram 1500 ganha nova geração


Líderes de vendas nos Estados Unidos, as picapes não tiveram lançamentos numerosos no Salão de Detroit. No entanto, das três mais demandadas, duas ganharam gerações completamente novas no evento: Chevrolet Silverado (leia aqui) e agora a Ram Pickup, que estreia na variação 1500. Para (tentar) bater a Ford Série F, na dianteira do mercado norte-americano há 36 anos, o modelo da FCA ganhou carroceria mais bruta, uma enorme tela para a central multimídia e o sistema elétrico de 48 volts, com motor auxiliar, que faz dela uma “semi-híbrida”. Ainda não sabemos se ela virá ao Brasil, mas já estamos na torcida para que isso ocorra.

Começamos a destrinchar a Ram 1500 pelo que mais impacta em um primeiro momento: o visual. Ela mantém o apelo “bruto”, com duas variações de dianteira. A mais requintada possui faróis recortados, invadidos pelos “chifres” da grade cromada – que perde a “cruz” Dodge usada desde 1994 -, e para-choque corpulento. A esportiva Rebel adota conjuntos ópticos maiores, em formato trapezoidal, e grelha escura com molduras pretas, além de um peito de aço mais marcante.

Nas laterais, ela mantém o perfil tradicional com janelas grandes e caixas de roda elípticas, que podem ser envolvidas por molduras pretas. Há 16 opções de desenho para os aros, que têm entre 18 e 22 polegadas. Na traseira, as lanternas verticais, também em trapézio, mantêm a identidade com a picape atual. A tampa da caçamba pode trazer o carneiro que dá nome à marca ou então a inscrição “Ram”, no caso do modelo Rebel.

O interior também varia. O painel verticalizado se faz presente em todos os modelos, mas seu destaque está na tela da central multimídia. Nos modelos Limited e Laramie, o visor tem 12 polegadas e está disposto na vertical, como em alguns Renault europeus (leia aqui). O câmbio possui um seletor redondo de alumínio, situado logo abaixo do botão de partida. A picape oferece cinco portas USB e também uma tomada, para dispositivos como notebooks – aliás, tal funcionalidade é comum no segmento nos EUA.

MECÂNICA TAMBÉM AVANÇA

Em termos estruturais, a Ram também apresenta novidades. O chassi de longarinas é construído por aço de alta resistência em 98% de sua composição, o que ajudou a reduzir o peso final em mais de 100 kg. A picape dispõe ainda de alumínio em peças como tampa da caçamba e capô, também auxiliares na dieta. Sua suspensão é independente, do tipo five-link na traseira, que melhora o comportamento do modelo quando totalmente carregado. Ela é apta a transportar 1.043 kg de “bagagem” e rebocar até 5.783 kg.

Isso é possível também graças aos motores. Por ora, ambos são a gasolina e conhecidos do público americano. O de acesso é o 3.6 V6 Pentastar, com 305 cv e 37,2 kgfm. É nele que a Ram dispõe do sistema eTorque de 48 volts, com motor adicional elétrico para arranque, auxílio em acelerações e recuperação de energia cinética. O mais forte é o 5.7 V8 Hemi de 395 cv e 56,7 kgfm, que dispõe do eTorque como opcional. Ambos têm câmbio automático de oito marchas e podem usar diferentes caixa de transferência.

O lançamento da nova geração da picape Ram no Brasil ainda é incerto. Com baixo volume de vendas, a atual linhagem se manteve apenas com a variação 2500, mesmo após a garantia da marca de comercializar a 1500 após o Salão de São Paulo de 2016.

Publicidade

2 comentários sobre “Ram 1500 ganha nova geração

  1. Wilson Konig disse:

    Ao contrário de quem escreveu a reportagem, estou na torcida para que essa jamanta não venha para cá. Nossos estacionamentos não estão preparados para veículos desse porte, e quem acaba sofrendo são as demais pessoas. Idem para as vagas nas ruas. No que dependesse de mim, teria lei proibindo a venda dessas jamantas aqui no Brasil.

    • Matheus Q. Pera disse:

      Wilson, realmente é complicada essa questão de estacionamento. No entanto, acreditamos que é sempre bom que o consumidor tenha opções. Além disso, o volume de emplacamentos é tão baixo que o impacto nos parece não ser tão significativo a ponte de haver uma lei proibindo a comercialização destas picapes.

      Mas respeitamos sua opinião. Eu particularmente concordo em partes. Creio que é preciso que o Brasil tenha consciência de sua realidade e ofereça espaço para todos, haja vista o tamanho do nosso País.

      Grande abraço e obrigado por seu comentário!

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s