GMC Sierra ganha caçamba com estrutura em fibra de carbono nos EUA


Irmã da Chevrolet Silverado, renovada recentemente (leia aqui), a GMC Sierra também ganhou nova geração nos Estados Unidos. E a picape da divisão de utilitários da General Motors não chegou apenas com alterações visuais em relação à “gêmea”. Os destaques ficam na traseira: a caçamba estrutura em fibra de carbono, uma resposta à Ford F-150 (leia aqui) com sua área de carga em alumínio, e a tampa com abertura dupla, chamada MultiPro.

Em um primeiro momento, o que mais chama atenção na nova Sierra é o visual. Musculosa, a picape tem uma frente imponente, destacando-se a grade cromada com bordas irregulares e os faróis recortados em formato de “C”. As laterais recebem contornos atualizados – embora picapes, em geral, não consigam fugir do formato típico retangular -, com janelas ligeiramente sinuosas nos cantos. As rodas podem ter até 22 polegadas de diâmetro.

A traseira traz lanternas mais delgadas e a tampa da caçamba MultiPro. Ela possui dupla abertura: há um recorte na parte superior, que pode ser acionado de maneira independente. Além de agilizar o acesso a cargas, a peça serve como “degrau” quando a porta está completamente aberta. A caçamba, aliás, pode ser estruturada em fibra de carbono (opcional). O material é mais leve e resistente que o alumínio e aparece em todos os painéis internos do comportamento de bagagem. Como mostra a ilustração abaixo, esta parte conta ainda com peças em fibra de vidro, aço, plástico (para acabamento da junção superior) e o próprio alumínio. As novidades, porém, estão disponíveis apenas nos modelos mais caros.

O habitáculo não foi todo exibido pela GMC, mas as fotos em separado mostram que a Sierra repetirá a Silverado em termos de painel e volante. Seu maior diferencial está no quadro de instrumentos, com mostradores tendo ar retrô ladeando uma tela com visores adicionais. Entre os equipamentos, há retrovisor com câmera, auxílios de condução (alertas de pontos cegos, de mudança de faixa e de tráfego traseiro, frenagem automática anticolisão, entre outros) e várias portas USB.

A gama de motores é similar à da Silverado. A diesel, há o 3.0 Duramax, de potência não revelada, mas com câmbio de 10 marchas garantindo. A mesma caixa será disponibilizada no 6.2 V8 a gasolina de 420 cv. Já o 5.3 V8 a gasolina de 355 cv usa a de oito relações.

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