Renault EZ-GO é proposta francesa para transporte futurista das grandes cidades


Uma das principais qualidades dos autônomos é proporcionar o compartilhamento de um mesmo veículo por pessoas que se deslocam em uma mesma direção, mesmo que não se conheçam. Ou seja, uma evolução dos ônibus atuais. A Renault faz agora sua proposta com o conceito EZ-GO (se pronuncia “Easy Go” ou “Fácil de Ir”, em uma tradução livre). Movido a eletricidade e “criado para as cidades”, o modelo faz sua estreia no Salão de Genebra.

Inicialmente, soa estranho pensar que um carro de 5,20 metros de comprimento e 2,20 m de largura seja destinado ao uso urbano, afinal suas medidas são de sedãs de alto luxo. É na proposta, porém, que o EZ-GO se destaca. Com seus 3,80 m de entre-eixos e 1,60 m de altura, ele tem capacidade para levar até seis pessoas e não dispõe de volante ou pedais – apesar de ser um autônomo de nível 4, que precisaria de um “humano” para assumir o controle em situações emergenciais.

Para usar o EZ-GO, cada pessoa precisaria se cadastrar em um aplicativo de smartphone ou ir até alguma estação específica do modelo – a Renault também a idealizou. O veículo estaria integrado à chama “internet das coisas”, o que requer que as cidades também estejam adaptadas a ele. O carro tem painéis luminosos externos para enviar informações a outros motoristas, pedestres e demais envolvidos no trânsito, além de sinais sonoros para alertar ciclistas ou pessoas que estejam atravessando a rua.

O sistema de propulsão, claro, utiliza um motor elétrico. Ele opera somente no eixo traseiro, alimentado por baterias alocadas sob o assoalho, e faz com que o conceito alcance a máxima de 50 km/h (limitada eletronicamente). As rodas traseiras também esterçam, uma evolução do sistema 4Control usado em Mégane e Talisman europeus, e a suspensão varia a altura em relação a solo, para ajudar no acesso ou facilitar a passagem em determinadas situações.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s