Toyota Etios 2019 tem retoque visual e controle de estabilidade de série


Etios XLS

A Toyota anunciou a chegada da linha 2019 do Etios ao mercado brasileiro com novidades significativas. Recebendo um leve retoque visual, hatch e sedã tiveram alterações na gama de versões, agora com uma opção dedicada exclusivamente a vendas diretas chamda X-STD. O mais importante, porém, foi a incorporação dos controles de tração (TRC) e estabilidade (VSC) de série – ele só não está disponível justamente na nova variação para frotistas. Os preços do dois-volumes começam em R$ 48.400 (R$ 47.270 na X-STD), enquanto o Etios Sedan parte de R$ 53.240 (R$ 52.110).

Etios X-Plus

Como aconteceu na gama 2018 (leia aqui), a linha 2019 tem retoques leves no visual. A grade, que estreou no ano passado em todas as versões, passa a ser pintada de preto em vez de seguir a cor da carroceria. Já os faróis recebem máscaras negras. Atrás, as lanternas também foram escurecidas e o nome da versão já não aparece mais na tampa do porta-malas. O interior não muda.

Etios XLS

Para atender a frotistas, o Etios 2019 estreia a versão1.3  X-STD, opção de acesso abaixo da X. Tabelada em R$ 47.270 no hatch e R$ 52.110 no sedã, ela garante ar condicionado, direção elétrica, chave com telecomando, vidros elétricos nas quatro portas, entre outros. No entanto, ela não conta com as alterações estéticas vistas no restante da linha e dispensa o tecido nas portas e o acabamento preto brilhante no painel.

O pacote de mudanças visuais vem apenas no modelo X, tabelado em R$ 48.400 no Etios e R$ 53.240 no Etios Sedan. Além da estética, esta variação garante os controles de tração (TRC) e estabilidade (VSC) e o auxílio de partida em rampa (HAC). As portas têm forração em tecido e o painel mantém o acabamento em preto brilhante.

Etios Sedan X-Plus

Antes chamada XS, a opção intermediária agora é identificada como X-Plus. Além de alterar o nome, ela recebe rodas de liga leve de 15 polegadas e retrovisores com setas integradas. Sua lista de equipamentos garante ainda aparelho de som com Bluetooth e USB, volante multifuncional, difusores de ar cromados e bancos em tecido bicolor. Quando com câmbio automático, ela garante ainda controlador de velocidade e apoio de braço para o motorista.

Etios XLS

O acabamento XLS tem como novidade as rodas de liga leve redesenhadas. Sua lista de itens ainda garante central com tela sensível ao toque e espelhamento de smartphones, luzes de neblina, volante e bancos em “padrão couro” – nas palavras da Toyota – e acabamento cromado na tampa do porta-malas. Mais cara, a Platinum segue com seu pacote, tendo aros exclusivos, manopla do câmbio em couro, tapetes em carpete, câmera de ré, sensor de obstáculos traseiros e sistema multimídia com TV, DVD e GPS.

Etios Sedan X-Plus

Com publicamos ao longo da semana (leia aqui), o aventureiro Cross deixou de ser oferecido. A Toyota confirmou o fim de sua produção. Para completar, a gama passou a ser oferecida em menos cores: branca (sólida ou pérola), cinza, prata, preta e a nova tonalidade “super vermelho”.

Etios X-Plus

HISTÓRICO EVOLUTIVO

Lançado no Brasil em setembro de 2012 (leia aqui e aqui), o Etios não teve vida fácil no mercado nacional: ser produzido pela Toyota não bastou para que o projeto, de origem indiana, caísse nas graças do consumidor. Assim, a marca teve de fazer alterações aos poucos para torná-lo mais agradável ao público tupiniquim. Um ano depois, a linha 2014 (leia aqui) trouxe retrovisores redesenhados, interior escurecido com botões modificados, quadro de instrumentos com grafismo revisto e novo volante. No mesmo ano, a versão Cross chegou ao mercado (leia aqui).

Etios Sedan XLS

Em 2014, o hatch recebeu duas novidades. Em junho, passou a contar com a série especial Platinum (leia aqui), que se tornaria a versão mais cara da família. Já em setembro chegaria a gama 2015 (leia aqui), com maior oferta de equipamentos de série em todos os acabamentos e a incorporação de itens como câmera de ré e central multimídia com botões, além do volante emprestado pelo Corolla. O sistema multimídia com tela sensível ao torque e espelhamento viria apenas na linha 2016 (leia aqui), apresentada em julho de 2015.

Em abril de 2016 (leia aqui), a Toyota lançava a linha 2017 do Etios com outras mudanças significativas. Além de adotar um quadro de instrumentos digital, de melhor leitura, o compacto passava a oferecer câmbio automático, ampliando seu potencial de vendas. No mesmo ano, em agosto (leia aqui), a variação Platinum retornava ao mercado com a frente exclusiva. Ela passaria a ser padrão de toda a família na gama 2018, oficializada em janeiro de 2017 (leia aqui).

Etios Sedan XLS

TOYOTA ETIOS 2019
1.3 X-STD MT6 – R$ 47.270
1.3 X MT6 – R$ 48.400
1.3 X AT4 – R$ 53.440
1.5 X-Plus MT6 – R$ 54.920
1.5 X-Plus AT4 – R$ 59.960
1.5 XLS AT4 – R$ 64.440
1.5 Platinum AT4 – R$ 67.690

TOYOTA ETIOS SEDAN 2019
1.5 X-STD MT6 – R$ 52.110
1.5 X MT6 – R$ 53.240
1.5 X AT4 – R$ 58.270
1.5 X-Plus MT6 – R$ 57.770
1.5 X-Plus AT – R$ 62.820
1.5 XLS AT – R$ 67.320
1.5 Platinum AT – R$ 71.150

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s