A Toyota confirmou os rumores (leia aqui) e apresentou o Prius equipado com motores elétrico e bicombustível. É a primeira vez que tais propulsores atuam em conjunto em um veículo no mundo, segundo a marca. Por ora, no entanto, trata-se apenas de um protótipo, mas que já tem grande possibilidade de ser produzido em série.
Ao apresentar o Prius Flex, a Toyota destacou a cooperação entre as áreas de engenharia de Brasil e Japão. O trabalho foi norteado pela busca por alta eficiência e menor emissão de poluentes, considerando o processo produtivo para a obtenção do etanol – principalmente por se tratar de uma fonte renovável. Não há dados, porém, sobre a energia gerada e sua atuação sobre o carro (potência, torque, consumo ou desempenho).
A Toyota informa que os primeiros testes se iniciaram há mais de três anos. Eles devem ser intensificados nos próximos meses, com a utilização do veículo em percursos longos para aferir a durabilidade e coletar dados. O híbrido possui viagem marcada entre o estado de São Paulo e o Distrito Federal, com trecho previsto de mais de 1.500 km.