A BMW voltou a oferecer a versão mais forte a diesel do X5 no Brasil. Criada pelo braço esportivo M Performance, a variação M50d retorna à gama do crossover importada ao mercado nacional. Ela complementa a oferta, iniciada no ano passado com o X5 M a gasolina (leia aqui), partindo de R$ 524.950. A novidade contará apenas com 35 exemplares por aqui.
Apesar de não ter o caráter nervoso do X5 M, o M50d promete boa dose de diversão com menor consumo de combustível. Seu motor é um 3.0 biturbo de 381 cv e 75,5 kgfm (2.000-3.000 rpm), alinhado ao câmbio automático de oito marchas e à tração integral xDrive. A BMW afirma que o SVU acelera de zero a 100 km/h em 5,3 segundos e alcança 250 km/h, velocidade limitada eletronicamente.
Além do conjunto motriz mais nervoso, o X5 M50d garante um pacote de auxílios de condução chamado Driving Assistant Plus. Nele se integram os avisos de colisão traseira e objetos em pontos cegos e os alertas de mudança de faixa involuntária e de aproximação frontal iminente. Há também o auxílio de baliza, o quadro de instrumentos com tela de 9,2 polegadas, o projetor colorido de informações no para-brisa (HUD), aparelho de som Harman Kardon com 16 alto-falantes e a central multimídia com reconhecimento de sinais, serviço de concierge e comandos por voz.
A série de itens exclusivos da linha M Performance é garantida pelo kit aerodinâmico da carroceria, visto em para-choques, laterais e caixas de roda, e as rodas de 20 polegadas calçando pneus run-flat. Há também retrovisores prateados, volante M em couro e suspensão adaptativa com arranjo específico.