Com passagem marcada para o Brasil para o segundo semestre, a segunda geração do Kangoo argentino se apresenta, aos poucos, ao público local. Depois de revelar fotos da variação comercial (leia aqui), a Renault divulga imagens e informações a respeito da carroceria destinada a transportar pessoas. Tal qual o modelo voltado ao trabalho, há dois motores. Porém, ele dispõe de três níveis de acabamento, com destaque para o aventureiro Stepway.
As linhas do Kangoo argentino eram conhecidas: ele deriva do romeno Dacia Dokker, irmão de Logan e Sandero. O losango da Renault, porém, parece ter combinado bastante com o utilitário, que recebeu mudanças pontuais para cá, especialmente em termos de para-choques e grade. O aventureiro Stepway coloca-o para brigar com o veterano Fiat Doblò Adventure e a Chevrolet Spin Activ, haja vista o caráter familiar da novidade argentina. O interior é familiar aos citados irmãos, embora com painel vertical e uma aparente maior quantidade de porta-objetos. Há também um espelho extra, convexo, para vigiar as crianças no banco traseiro, na versão mais cara.
Há que se destacar o crescimento do Kangoo. Ele possui 4,397 metros de comprimento e 1,760 m de largura, com 2,808 m de entre-eixos. Em relação ao antecessor, ele cresce em todas as medidas: o veterano tem respectivos 4,010 m, 1,670 m e 2,600 m. O lançamento é mais comprido também que Doblò (4,252 m) e Spin (4,360 m).
Os motores são dois. Para todas as variações, há o 1.6 16v SCe a gasolina, com 114 cv. A versão mais cara, porém, dispõe também do 1.5 dCi a diesel de 89 cv. A transmissão é manual, de cinco marchas, por ora sem opção de caixa automática.
Ao menos na terra do tango, o Kangoo será oferecido em três versões. A de acesso Life garante controles de tração (ASR) e estabilidade (ESP), vidros dianteiros e travas elétricos, rádio com Bluetooth e duas portas laterais corrediças. Há também indicador de mudança de marchas, banco traseiro rebatível, ancoragens Isofix e rodas de 15 polegadas (185/65) com calotas.
Acima, aparece o modelo intermediário Zen, que agrega para-choques pintados, câmera de ré, sensor de obstáculos traseiros, ajuste de altura do banco do motorista e da coluna de direção, computador de bordo e retrovisores elétricos com aquecimento. O rádio é trocado pela central multimídia MediaNAV, com tela de sete polegadas e comandos no volante. Já as rodas passam a ser de liga leve, mantendo as medidas das da Life. A top Stepway adiciona, além do pacote estético, as barras no teto, os faróis de neblina, o espelho interno extra e rodas 16″ com pneus 195/65.
Por ora, não há uma data de lançamento precisa para a segunda geração do Kangoo no Brasil. No entanto, espera-se um desembarque próximo do Salão de São Paulo, que abre as portas em novembro.