Após ganhar controle de estabilidade de série na linha 2019 (leia aqui), o Etios atingiu uma marca significativa no Brasil. A Toyota anunciou ter alcançando 500 mil exemplares fabricados na unidade de Sorocaba (SP), volume que considera as carrocerias hatch e sedã. A dupla é produzida por lá desde setembro de 2012.
O modelo que marcou o recorde é um exemplar do hatch, na versão XLS e com a cor prata. Ele foi exibido aos colaboradores da Toyota em cerimônia realizada para comemorar o feito. Do total de 500 mil veículos feitos, cerca de 35% (150 mil) foram destinados à exportação. O compacto brasileiro é enviado a Argentina, Costa Rica, Honduras, Paraguai, Peru e Uruguai.
HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES
Ao longo de seis anos, a linha Etios passou por diversas mudanças a fim de se alinhar ao gosto do consumidor brasileiro, embora o design básico tenha permanecido. Um ano depois do lançamento, em setembro de 2013, passou a contar com interior preto – era cinza claro -, volante e retrovisores redesenhados e ar condicionado e vidros e travas elétricos de série. No primeiro semestre do ano seguinte, ganhou a variação Platinum, destacada pela oferta de revestimento em couro e sensor de ré, em junho. Em setembro, chegaria a linha 2015 com opção de câmera de ré, central multimídia e volante vindo do Corolla.
No segundo semestre de 2015, o Etios passava à gama 2016. A central trocava o equipamento operado por botões por um com tela sensível ao toque. Em abril do ano seguinte, a linha 2017 trazia motores revistos, quadro de instrumentos digital e opção de câmbio automático. Ele contaria ainda com uma nova frente, que se tornou padrão na gama 2018.