Depois de teasers (leia aqui) e especulações, o Q8 enfim ganha vida. A Audi divulgou fotos e detalhes de seu SUV cupê definitivo, mirando no BMW X6, criador do segmento, e o Mercedes-Benz GLE Coupé. Produzido na capital da Eslováquia, Bratislava, ele começa a chegar às ruas da Europa no terceiro trimestre.
Derivado do conceito Q8 Sport (leia aqui), o novo SUV foge de praticamente tudo que a Audi tem atualmente, em especial na dianteira agressiva. Os faróis estreitos – o efeito visual faz com que pareçam maiores – e a grade cromada envolta por uma grossa moldura cinza evocam um perfil esportivo. O para-choque, dotado de apliques plásticos e uma simulação de peito de aço, e o capô curvo também contribuem nesse sentido.
Nas laterais, há uma profusão de vincos, passando a sensação de movimento, mas sem deixá-lo “musculoso”. As janelas sem molduras e o vigia diminuto em uma larga e inclinada coluna C também são soluções da Audi para que o Q8 se aproxime dos cupês. Atrás, o sutil degrau na base do vidro e as lanternas unidas complementam o pacote estético. Há que se mencionar ainda as rodas de até 22 polegadas.
Apesar da forte personalidade externa, no habitáculo o Q8 se aproxima mais dos irmãos, em especial o A6 (leia aqui). Ambos tem proporções similares e contornos parecidos, embora o SUV tenha superfícies próprias na porção central do painel, principalmente. O volante também é exclusivo, as portas lembram o Q7 (leia aqui) e o console traz muito dos outros Audi.
MECÂNICA
Construído sobre a plataforma modular MLB Evo, o Q8 tem medidas generosas: são 4,986 metros de comprimento, 1,995 m de largura e 1,705 m de altura. Em relação ao Q7, ele é mais curto (5,052 m), largo (1,968 m) e baixo (1,741 m), mantendo a distância entre-eixos de 2,994 m. Seu porta-malas leva de 605 a 1.755 litros. O BMW X6, por exemplo, tem respectivos 4,909 m, 1,989 m, 1,702 m, 2,933 m e de 580 a 1.525 l. Já o Mercedes GLE Coupé possui 4,900 m, 2,003 m, 1,731 m, 2,915 m e de 650 a 1.720 l.
Por ora, estão confirmado dois motores para o Q8, com características parecidas. Ambos têm três litros de deslocamento, possuem sistema elétrico de 48 volts – tecnologia chamada MHEV pela Audi – e contam com transmissões de oito marchas. O 3.0 a diesel (50 TDI) dispõe de 286 cv e 61,2 kgfm e adota caixa com conversor de torque. Já o 3.0 a gasolina (55 TFSI) rende 340 cv com câmbio de dupla embreagem. No futuro, haverá um 3.0 a diesel (45 TDI) de 231 cv, a ser ainda detalhado pela Audi.
Além de motor e câmbio, a Audi destaca outros atributos do Q8. A começar pela tração integral Quattro, com diferencial central que distribui, normalmente, 60% da energia ao eixo traseiro. No entanto, a entrega pode variar de acordo com a situação. A suspensão possui esquema five-link nos dois eixos, com construção em alumínio, e pode receber sistema pneumático adaptativo, com controle de amortecimento e de distância do solo, que pode chegar a 25,4 centímetros. Ele conta ainda com esterçamento das rodas posteriores e discos de freio de até seis pistões, na versão top Vorsprung.
A Audi informa que a estrutura do Q8 é composta predominantemente em aço de alta resistência e alumínio, materiais aplicados tanto na arquitetura quanto nos painéis da carroceria. Com isso, o peso do SUV, de quase cinco metros de comprimento, fica em 2.145 kg na versão 3.0 a diesel (50 TDI). Junto do coeficiente aerodinâmico de 0,34 e com a grande área frontal de 2,84 m², ele é levado de zero a 100 km/h em 6,3 segundos, alcançando 232 km/h. As demais variações terão detalhes (peso e desempenho, por exemplo) revelados em um segundo momento.
Com o início das vendas confirmado para o terceiro trimestre na Europa, podemos esperar que o Q8 se apresente no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Suas vendas, no entanto, só devem começar em meados de 2019.