A Ford Motor Company e a Volkswagen AG anunciaram que estão negociando um acordo de cooperação voltado a veículos comerciais. As empresas assinaram um memorando de entendimento para explorar projetos em potencial. Em nota conjunta, a dupla informa estar estudando uma aliança estratégica para fortalecimento mútuo nos segmentos de utilitários e picapes
Ainda não há um acordo formal de parceria formalizado. No entanto, a assinatura de um termo rendeu várias especulações. O primeiro diz respeito a utilitários. A Volkswagen precisa renovar modelos como o Trasporter e pode amortizar custos ao “emprestar” o projeto à Ford, que precisará atualizar a linha Transit/Tourneo. Na seara das picapes, afirma-se que a gigante do oval azul poderia colaborar no desenvolvimento da próxima Amarok, cedendo a base da futura Ranger.
A dupla afirma que não há previsão de uma troca de ações entre as empresas, o que torna o acordo menos extenso. Todavia, a parceria global deve ter desdobramentos em praticamente todas as subsidiárias das duas gigantes.
PARCERIA COMUM
Acordos de cooperação para utilitários são comuns em todo o mundo, devido à redução de custos. Como o segmento é mais racional do que emocional, compartilhar plataformas e até carrocerias não é considerado algo prejudicial à identidade das marcas. Antigamente, por exemplo, PSA e Fiat possuíam uma aliança nesse sentido, o que rendeu Fiat Ducato/Scudo, Peugeot Boxer/Expert e Citroën Jumper/Jumpy. Os franceses se aliaram à Toyota e mais recentemente à Opel, que agora está sob seu guarda-chuva, enquanto os italianos se uniram à divisão Ram, dando fim ao acordo.
A Opel, anteriormente, recebia os utilitários da Renault. Os franceses Trafic e Master renderam os alemães Vivaro e Movano. Há algum tempo, os parisienses passaram a emprestar seus projetos não somente à irmã Nissan, mas também à Mercedes: o pequeno Kangoo rendeu o urbano alemão Citan. E a estrela de três pontas emprestou a base do Sprinter à Volkswagen, que criou o Crafter.
A parceria entre Ford e Volkswagen para comerciais, portanto, acaba por ser apenas mais uma na categoria.