Porsche 919 Hybrid Evo bate recorde histórico em Nürburgring; veja o vídeo


Entusiastas de superesportivos, automobilismo e velocidade em geral já tinham decorado: a volta mais rápida feita no trecho norte (Nordschleife) de Nürburgring, fora registrada em 1983 pelo promissor Stefan Bellof. Ele registrou o 6min11s13 durante a fase classficatória para os 1000 km de Nürburgring com o Porsche 958, que disputava o campeonato de endurance da época. Coube à mesma montadora e a um compatriota, seu fã declarado Timo Berhard, baterem sua marca 35 anos depois. O tempo foi de surpreendentes 5min19s546.

O feito por si só é impressionante. O traçado de 20,8 quilômetros, com subidas, descidas, trechos estreitos e curvas acentuadas, foi apelidado de “inferno verde” por ninguém menos que Jackie Stewart. Lá, Berhard conseguiu baixar o tempo de Bellof em 51 segundos, tendo velocidade média de 233,8 km/h e picos de quase 370 km/h. Havia rumores de que os números seriam ainda mais chamativos, mas nada tira o brilhantismo do feito. Afinal, era um recorde que permanecera por 35 anos.

Verdade seja dita que muitos modelos de competição já poderiam ter batido o feito de Bellof, embora oficialmente ninguém tenha tentado. Além disso, o 919 Hybrid utilizado por Bernhard já não respeita quaisquer regras, por não estar mais “em atividade”. O modelo utilizado teve seu peso reduzido em 39 kg, ficando com apenas 849 kg, graças à remoção de tudo o que não interessava ali: limpadores de para-brisa, faróis e chicotes elétricos, sistemas de telemetria e comunicação, aparelho de climatização, entre outros.

Para não ficar atrás, o sistema de propulsão também passou por atualização. Seu 2.0 com quatro cilindros em V passou de 500 cv para 720 cv, enviados somente às rodas traseiras. Sem as restrições de regulamento da LMP1, do Mundial de Endurance (WEC), a Porsche já não precisava utilizar controladores de fluxo de combustível, por exemplo, o que permitiu um aumento de potência com “pouco trabalho”. Já o motor elétrico, que também tem limitação pelas regras do WEC e move o eixo dianteiro, foi reprogramado, subindo a energia máxima de 400 para 439 cv. Sim, a potência final passou de 900 cv para 1.159 cv.

Peso reduzido? Checked. Potência aumentada? Checked. A lista de tarefas da engenharia agora seguia para a aerodinâmica. Novamente, sem as limitações de regulamento, foi possível realizar uma série de alterações nesse sentido. A dianteira, sem necessidade dos faróis, teve o capô rebaixado e ganhou um spoiler. A asa traseira ficou mais distante da carroceria e também mais alta, modificando o ângulo de passagem do ar. Em conjunto com o difusor, a porção posterior do carro “gruda” no chão.

919 Hybrid Evo tem capô mais fluido, asa alongada e saias

919 Hybrid “comum” segue as regras do WEC

Para garantir ainda a redução de turbulência sob a carroceria, a Porsche equipou o 919 com um sistema de controle ativo, para adequar o carro ao conhecido piso irregular de Nürbrugring. Junto das saias, que reduzem o “escape” do ar pelas laterais, as mudanças colam o esportivo na pista. Segundo a marca, a reforma aerodinâmica ampliou o downforce em 53%.

A Porsche seguirá exibindo o 919 Hybrid Evo pelo mundo. Ele já tem confirmada apresentação para o Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, entre os dias 12 e 15 de julho. Só não se sabe, ainda, se a marca tentará bater outros recordes. Vale lembrar que o mesmo modelo, com Neel Jani ao volante, fez a volta mais rápida dos 7 km de Spa-Francorchamps em abril. Com 1min14s770, ele superou até mesmo o Mercedes-AMG de Fórmula 1 de Lewis Hamilton, que detinha o melhor marca até então.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s