Renault Mégane RS ganha versão Trophy


A Renault anunciou o retorno da versão Trophy ao Mégane RS, rival do Volkswagen Golf R (leia aqui). Até então com 280 cv (leia aqui), o hatch francês passa a ter agora um modelo com 300 cv, mesma potência do adversário alemão. Ele incorpora ainda o pacote Chassis Cup, opcional na versão “comum”, que o deixa mais apto a rodar em autódromos.

Para o acréscimo de potência, a Renault fez mudanças no motor 1.8 turbo que move o Mégane RS. Entre elas, aumentou a pressão do turbo, agora montado sobre um rolamento de esferas de cerâmica, e revisou o sistema de escape. Ele tem dois canos, com um deles podendo ser fechado por uma válvula mecânica para modificar a entrega de energia. A potência chega aos 300 cv, com torque variando de 40,8 a 42,8 kgfm, de acordo com o câmbio.

A transmissão pode ser manual ou de dupla embreagem (EDC), sempre com seis marchas, com a segunda oferecendo o torque maior. A primeira caixa leva o hatch aos 260 km/h, enquanto a segunda faz com que o Trophy atinja 250 km/h. A aceleração de zero a 100 km/h não muda: 5,7 segundos, 0,1 s menos que o RS.

Como o RS, o Trophy sai de fábrica com o sistema de esterçamento das rodas traseiras e conta com o Chassis Cup, que é opcional no irmão menos potente. O pacote garante diferencial autoblocante mecânico Torsen e suspensão mais rígida: amortecedores 25% mais que os comuns, molas 30% mais e barra estabilizadora com 10% mais. Como exclusividade, ele oferece freios com material duplo (ferro fundido no aro do disco e alumínio na peça unida à roda), que melhoram a dissipação de calor, e aros de 19 polegadas (modelo Jerez) com pneus Bridgestone. As soluções juntas economizam 8 kg em relação ao RS. A novidade tem ainda itens específicos, como os bancos Recaro em alcântara (opcional).

Infelizmente, o Brasil seguirá sem receber as versões mais apimentadas dos hatches europeus.

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