Mercedes Classe A Sedan chega à Europa


Depois de estrear no Salão de Pequim (leia aqui), iniciando sua oferta no mercado chinês, o Classe A Sedan apronta suas malas para desembarcar na Europa. O lançamento do sedã foi oficializado pela Mercedes-Benz, que confirma duas opções de motorização no início. Ele ganha as ruas do Velho Continente até o final desse ano e deve conviver com o CLA, que tem uma nova geração em desenvolvimento (leia aqui).

Visualmente, o A Sedan praticamente não muda em relação ao chinês. Estão lá a dianteira similar à do hatch, com faróis estreitos, a grade “sem bordas” e as lanternas horizontais invadindo a tampa do porta-malas. As diferenças são apenas em detalhes, como nos vincos centrais do capô, ausentes no europeu, e o acabamento da base dos para-choques frontal e posterior.

O interior do modelo destinado à Europa também se assemelha ao chinês, modificando principalmente os materiais de acabamento. A maior diferença está no espaço interno: o sedã asiático estreou com entre-eixos alongado, de 2,79 metros. No Velho Continente, o A Sedan tem a mesma distância do hatch, com 2,729 m, e também repete a largura, com 1,796 m. De ponta a ponta, são 4,559 m, com 1,446 m de altura. Seu porta-malas comporta 420 litros, ante os 470 l do CLA.

A Mercedes afirma que o Classe A Sedan chega ao mercado com o menor coeficiente aerodinâmico do mercado, com 0,22, graças ao assoalho quase todo carenado. Talvez por isso a marca tenha decidido oferecer, inicialmente, apenas dois motores, ambos sem potência exagerada. O A200 se move com o 1.6 a gasolina de 163 cv, enquanto o A180d usa o 1.5 a diesel de 116 cv. Ambos contam com o câmbio 7G-DCT, de dupla embreagem e sete marchas. A suspensão é por eixo de torção, mas futuramente, com propulsores mais fortes, o esquema será independente.

O nível de equipamentos é equivalente ao do Classe A. De série, há duas telas de sete polegadas, que podem crescer até 10,25″, como no veículo das fotos. A central multimídia, no visor da direita, possui o sistema inteligente MBUX, que analisa preferências e costumes do condutor para aprimorar a experiência de uso. Os faróis Full LED são de série, mas a função adaptativa Multibeam, que altera os fachos de acordo com condições de pista, clima e localização na pista, é opcional. As assistências de direção estão garantidas, como controlador de velocidade ativo, manutenção de faixa, detector de pedestres, aviso de objetos em pontos cegos, entre outros.

Garantido no Brasil e com possibilidade de produção na fábrica de Iracemápolis (SP) (leia aqui), o Classe A Sedan faz sua estreia na Europa durante o Salão de Paris, entre os dias 4 e 14 de outubro. No mês seguinte, ele deve aparecer em solo tupiniquim, no Salão de São Paulo.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s