Após conquistar a pole position sob chuva torrencial, Lewis Hamilton não teve empecilhos para vencer o Grande Prêmio da Hungria. O inglês ficou fora da ponta apenas por alguns instantes, enquanto a Ferrari traçava estratégias para que Sebastian Vettel triunfasse, mas fechou a prova na dianteira, a 17 segundos do rival. O alemão superou Valtteri Bottas nos giros finais para chegar em segundo, tal qual ocorreu com o companheiro Kimi Räikkönen. O finlandês da Mercedes ainda se envolveria em um acidente com Daniel Ricciardo, custando-lhe 10 segundos como punição. O triunfo deixa Hamilton ainda mais folgado na liderança do Mundial de Pilotos da Fórmula 1 2018.
A CORRIDA
Largando na pole, Hamilton conseguiu sair com velocidade, sem ser ameaçado pelos rivais. Em segundo, Bottas fazia o papel de escudeiro, protegendo o inglês das Ferrari. Mais veloz nos metros iniciais e incisivo ante o compatriota, Räikkönen deixou Vettel passar, dando ao alemão maior potencial para vencer. Lá atrás, Ricciardo partia do 12º e caía para 16º nos metros iniciais, para então começar sua prova de recuperação. Seu companheiro, Max Verstappen, abandonava por problema no motor, o primeiro do ano para o holandês.
Em um circuito travado, poucas foram as ultrapassagens, à exceção das várias realizadas por Ricciardo para galgar posições. Uma das mais emblemáticas foi de Vettel sobre Bottas, já nas voltas finais. O finlandês acabaria tocando o carro do alemão, perdendo parte da asa frontal e sendo ultrapassado também por Räikkönen. Já nos giros finais, Ricciardo passaria Bottas duas vezes. Na primeira, a manobra de “defesa” do piloto da Mercedes foi considerada agressiva. Por ela, viria a punição com o acréscimo de 10 segundos em seu tempo final. Pouco depois, o australiano ultrapassaria novamente o finlandês.
Em sexto, Pierre Gasly (Toro Rosso) terminou pela terceira vez na zona de pontuação em 2018. A Haas cravou o sétimo (Kevin Magnussen) e o décimo (Romain Grosjean) lugares. Fernando Alonso (McLaren) cruzou em oitavo, seguido por Carlos Sainz (Renault).
A próxima prova acontece no dia 26 de agosto, depois das férias de versão na Europa. O palco é o famoso circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
GP ROLEX DA HUNGRIA (70 voltas)
1. Lewis Hamilton (ING) – Mercedes – em 1h37min16s427
2. Sebastian Vettel (ALE) – Ferrari – a 17s123
3. Kimi Räikkönen (FIN) – Ferrari – a 20s101
4. Daniel Ricciardo (AUS) – Red Bull-TAG Heuer – a 46s419
5. Valtteri Bottas (FIN) – Mercedes – a 60s000
6. Pierre Gasly (FRA) – Toro Rosso-Honda – a 73s273
7. Kevin Magnussen (DIN) – Haas-Ferrari – a 1 volta
8. Fernando Alonso (ESP) – McLaren-Renault – a 1 volta
9. Carlos Sainz Jr (ESP) – Renault – a 1 volta
10. Romain Grosjean (FRA) – Haas-Ferrari – a 1 volta
11. Brendon Hartley (NZL) – Toro Rosso-Honda – a 1 volta
12. Nico Hülkenberg (ALE) – Renault – a 1 volta
13. Esteban Ocon (FRA) – Force India-Mercedes – a 1 volta
14. Sergio Perez (MEX) – Force India-Mercedes – a 1 volta
15. Marcus Ericsson (SUE) – Alfa Romeo Sauber-Ferrari – a 1 volta
16. Sergey Sirotkin (RUS) – Williams-Mercedes – a 1 volta
17. Lance Stroll (CAN) – Williams-Mercedes – a 1 volta
* Punido com acréscimo de 10s no tempo final por colisão
NÃO COMPLETARAM
Stoffel Vandoorne (BEL) – McLaren-Renault
Max Verstappen (HOL) – Red Bull-TAG Heuer
Charles Leclerc (FRA) – Alfa Romeo Sauber-Ferrari
VOLTA MAIS RÁPIDA
Daniel Ricciardo (AUS) – Red Bull-TAG Heuer – 1min20s012 (volta 46)
PILOTO DO DIA (Votação do Público)
Daniel Ricciardo (AUS) – Red Bull-TAG Heuer