Algo incomum acaba de acontecer na Rússia: um sedã com pacote aventureiro. A Renault confirmou a chegada do Logan Stepway às ruas locais a partir de setembro. Ele será a estrela da montadora para o Salão de Moscou, que abre as portas no fim do mês.
Para se diferenciar dos demais acabamentos, o Logan Stepway segue a receita adotada no irmão Sandero, com suspensão elevada (chegando a 19,5 centímetros em relação a solo), para-choques exclusivos e molduras plásticas sem pintura nos para-lamas. Há também rodas de liga leve de 16 polegadas com desenho próprio e peito de aço. Em opção, ele oferece itens com pintura preta, como os retrovisores.
Por dentro, o destaque fica para a central multimídia com integração Apple CarPlay e Android Auto. Já na mecânica, a versão aventureira marca a estreia da transmissão continuamente variável (CVT) aliada ao motor 1.6 a gasolina de 113 cv. A caixa automática de quatro velocidades segue em oferta, mas com propulsores mais fracos.
Sedãs aventureiros não são muito comuns na indústria automotiva. O mais recente de alcance ao menos continental – o que exclui as criações exóticas da China – foi o Volvo S60 Cross Country, de 2015 (leia aqui).