Lançada em fevereiro (leia aqui), a quarta geração do Classe A acaba de ganhar sua versão trabalhada pela AMG. A divisão esportiva da Mercedes-Benz desenvolveu a variação A35, que por ora será a mais potente da gama – a A45 deve ser lançada em um segundo momento. A apresentação ao público acontecerá no Salão de Paris, em outubro.
Visualmente, o A35 tem alguns diferenciais frente aos modelos já existentes. Na dianteira, conta com grade específica, alterando a grelha e a barra horizontal, e aletas nas extremidades do para-choque, que ganha spoiler e também apliques em preto brilhante. Nas laterais, são novos as rodas e os componentes escurecidos, como retrovisores e saias. Já a traseira recebe saídas de escape circulares, difusor específico e aerofólio fixo no topo. As mudanças não parecem tão radicais, provavelmente para conferir mais exclusividade à futura variação mais forte. Não por acaso, o interior exibe somente novos volante, grafismo do quadro de instrumentos e iluminação.
Sob o capô, o AMG A35 traz o mesmo 2.0 M260 do A250. No entanto, ele recebe mudanças, como o turbo de dupla entrada, para elevar a potência de 224 para 306 cv e o torque de 35,7 para 40,8 kgfm. O câmbio de dupla embreagem e sete relações também é comum ao irmão menos potente, mas recebe funcionalidades como o Race-Start, que permite largar com a maior velocidade possível sem perder tração, e a manutenção de marcha do modo manual, que não faz trocas automáticas, deixando o motorista à vontade para explorar as faixas de giro do hatch.
A força do 2.0 é entregue pelo câmbio AMG Speedshift DCT 7G às quatro rodas, mediante o sistema 4Matic, disponível em outras versões do Classe A. O conjunto leva o A35 de zero a 100 km/h em 4,7 segundos. O limitador eletrônico, porém, não permite que o hatch passe dos 250 km/h.
O comportamento do esportivo pode ser alterado de diferentes formas, a começar pela atuação do sistema 4Matic. A tração integral pode operar nos modos Comfort, com o controle de estabilidade (ESP) ativo, ou Sport, que exige o desligamento do equipamento ou a ativação do ESP Sport.
Já o AMG Dynamic Select permite modificar a atuação de maneira mais aprofundada, pelos programas Comfort, Slippery, Sport, Sport+ e Individual, que permite customizar as preferências. O primeiro é destinado ao uso diário, enquanto o segundo, exclusivo do A35, é recomendado para superfícies escorregadias. Também oferecido apenas no hatch, o Sport+ eleva, como uma das funções, o regime de giro em reduções de marcha, como acontece em punta-taccos. Há ainda o AMG Dynamics, que permite que os freios sejam acionados em curvas, fazendo a função da vetorização de torque.
Para freá-lo, aliás, o A35 conta com discos de freio de 350 milímetros na dianteira e 330 mm na parte posterior. Na frente, eles têm pinças fixas de quatro pistões, enquanto atrás há pinças flutuantes com um pistão. Ajudando na estabilidade, há suspensão com amortecedores de rigidez variável, que podem ter controle automático ou receberem ajuste por comando interno. Para completar, a AMG fez mudanças na estrutura da carroceria, a fim de deixá-la mais rígida.
O Mercedes-AMG A35 deve desembarcar no Brasil em meados de 2019.