Latin NCAP: Ford Ka melhora nota para três estrelas após reestilização


O Latin NCAP realizou uma nova rodada de simulações de colisão, dessa vez com dois modelos vendidos no mercado latino-americano. O único comercializado no Brasil é o Ford Ka, que foi avaliado com a carroceria do sedã e incorporando reforços feitos junto com a reestilização da dupla. O compacto melhorou sua nota de proteção, passando de zero para três estrelas (leia aqui), como aconteceu com o rival Chevrolet Onix (leia aqui). O outro veículo testado foi o Hyundai Accent, indisponível por aqui.

Segundo o Latin NCAP, os ensaios mostraram que o Ka ganhou reforços estruturais junto às colunas B e elementos de absorção de energia nas portas, o que reduziu os riscos de lesões aos ocupantes adultos. Porém, a nota não foi maior devido à pouca proteção para a área dos joelhos para ambos os ocupantes do banco dianteiro, além de só haver pré-tensionadores para os cintos do motorista e a área dos pés, no assoalho, ser considerada instável. O exemplar avaliado não trazia airbags laterais e de cortina, tampouco o controle de estabilidade (ESP). Ambos estão disponíveis apenas nas versões mais caras dos Ford, enquanto o Latin NCAP avalia as opções de acesso.

Submetido ao novo teste, o Ka também foi avaliado na proteção para crianças. Ele também obteve melhor nota, passando de três para quatro estrelas. Os bonecos simulando idades entre 18 meses e três anos foram alocados em assentos infantis utilizando ancoragens Isofix e Top Tether, o que contribuiu para aprimorar a pontuação. Todavia, há versões ainda com cinto central abdominal, o que não permitiu ampliar tanto a nota.

Já o Hyundai Accent teve a nota zerada. O motivo é claro: o Latin NCAP reduz ao mínimo a pontuação de todo veículo que não seja equipado com airbags de série. O modelo feito na Coreia do Sul tem versões importadas para a América Latina sem o item de segurança. Como reiterado, o Brasil não faz parte desse grupo.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s