Europa aprova corte de 40% nas emissões de veículos até 2030


O Parlamento Europeu aprovou uma nova meta de redução de emissões de poluentes para automóveis no Velho Continente. Na última quarta-feira (3), os congressistas concordaram o corte de 40% nos níveis de materiais nocivos permitidos na queima dos combustíveis por veículos de passeio, em relação ao limite previsto para 2021. O novo número deve ser atingido por todos até 2030.

De acordo com o jornal The Financial Times, a comissão da União Europeia estimava uma meta de 30% de redução, enquanto as montadoras requisitavam o corte de 20%. A Alemanha, ao lado de Bulgária, Hungria e Romênia, esteve do lado do primeiro valor. Porém, o quarteto acabou vencido. “Não podemos permitir que a Alemanha decida sobre todo um continente e resgatar sua estratégia falida sobre o diesel”, disse Julia Pascanova, que atua no grupo de Transportes e Meio Ambiente.

A decisão de reduzir as emissões em 40% foi justificada pela União Europeia com a criação de 69 mil empregos no bloco econômico. Eles serão necessários para que as empresas possam eletrificar seus veículos, assim como outros setores, que poderão adequar operações para se tornarem fornecedores. A conta, porém, viria com o corte de outros 12 mil empregos ligados à indústria atual.

A Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (Acea), que pedia pelo corte de 20%, criticou a decisão. Além de mencionar as demissões dos metalúrgicos atuais e também na cadeia de fornecedores, a entidade alertou que o limite mais radical obrigará as montadoras do continente a importar baterias de Ásia e Estados Unidos para equipar seus carros elétricos. Elas são mais eficientes e potentes, o que prejudicaria os atuais parceiros comerciais da Europa.

[ Fonte: Financial Times ]

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s