Audi é acusada de falsificar chassis para burlar emissões na Coreia do Sul


O escândalo Dieselgate segue rendendo assunto no exterior, mesmo após três anos de sua revelação, nos Estados Unidos. Segundo o jornal alemão Suddeutsche Zeitung, a Audi está sendo investigada por falsificação de números VIN (o popular “número do chassi” no Brasil) para burlar as regras de emissões da Coreia do Sul. A empresa admitiu o caso, ainda de acordo com o periódico, e revelou ter aberto uma investigação interna para apontar os responsáveis.

A reportagem afirma que a Audi teria duplicado números de chassis para confundir o sistema de importação sul-coreano e dificultar a identificação dos veículos. Com VINs idênticos e dados de emissões alterados, a alfândega do país asiático não teria como confirmar a eficiência energética de cada exemplar levado até lá. Vale lembrar que o princípio desse código padronizado de 17 dígitos é criar veículos globais únicos, sem repetição de combinações por pelo menos 30 anos.

Em 2017, o site Jalopnik publicou informações, obtidas pelo também jornal alemão Handelsblatt, de que a Audi havia exportado não apenas à Coreia do Sul, mas também a Japão e China, centenas de veículos com VINs duplicados. Na época, não foi encontrada uma explicação para o caso, mas hoje se afirma que seria, novamente, para escapar da legislação ambiental destes países.

Na Coreia do Sul, foram encontrados, dessa vez, 18 veículos com código repetido. Segundo a Audi, há uma investigação interna sobre três funcionários que estariam envolvidos na fraude, nenhum deles da mesa diretora.

O assunto deve render novidades em breve…

[ Fontes: Suddeutsche Zeitung, Handelsblatt, Jalopnik ]

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s