Apresentada aos europeus em fevereiro (leia aqui), a reestilização de meia vida do Classe C acaba de chegar ao Brasil. A novidade vem acompanhada de uma variação inédita, equipada com sistema híbrido leve, que deixa a condução mais eficiente. O modelo aparece nas lojas com preços entre R$ 187.900 e R$ 259.900.
As mudanças visuais são bastante leves, mas marcam a reforma do sedã. O para-choque recebe contornos atualizados, os faróis Full LED ganham redistribuição e a grade exibe novo formato. Nas laterais, a novidade fica para as rodas, enquanto a traseira tem lanternas com disposição interna diferenciada.
O interior mudou menos, mas também ten alterações: o volante foi trocado, o quadro de instrumentos pode contar com tela de 12,3 polegadas e a central multimídia recebe um visor de 10,25″ no centro do painel, ambos a partir da versão C200. No C180, há mostradores analógicos e tela de 5,5″. O acabamento é cinza nos modelos de acesso e marrom no mais caro.
Para mover o Classe C 2019, cada versão tem seu próprio conjunto mecânico. A C180 mantém o conhecido 1.6 turbo de 156 cv (5.300 rpm) e 25,5 kgfm (1.200 rpm), enquanto a C300 dispõe do 2.0 turbo de 258 cv (5.800 rpm) e 37,7 kgfm (1.800 rpm). Nas duas variações, o sedã conta com a caixa automática de nove marchas.
A grande novidade da linha é a opção C200 EQ Boost, que incorpora o sistema híbrido leve com rede de 48 volts. A propulsão é feita pelo 1.5 turbo de 183 cv (5.800 rpm) e 28,5 kgfm (3.000 rpm), apoiado por um motor elétrico de 14 cv e 16,3 kgfm. A usina auxiliar faz as funções de arranque, opera como alternador durante as frenagens, recarrega a bateria e pode assumir a locomoção em velocidades de cruzeiro, desligando o 1.5 e reduzindo o consumo.
O Brasil terá quatro opções do Classe C. A de acesso é a C180 Avantgarde (R$ 187.900), que garante ar condicionado de duas zonas, câmera de ré, central multimídia com tela de sete polegadas, controles de tração e estabilidade, faróis Full LED, sete airbags, chave presencial com partida por botão e rodas de 17 polegadas. Há também sensores de chuva, luminosidade e de obstáculos, volante em couro, seletor de modos de condução e pneus run flat. A C180 Exclusive (R$ 188.900) agrega detalhes internos em madeira e painel em couro ártico.
Como versão intermediária, aparece a C200 EQ Boost (R$ 228.900). Além do conjunto mecânico diferenciado, ela agrega teto solar elétrico, quadro de instrumentos virtual de 12,3 polegadas e central multimídia com tela de 10,25″. Há também sensor de pressão dos pneus, retrovisores externos antiofuscamento, bancos dianteiros com ajustes elétricos e assento do motorista com função memória. A top é a C300 Sport (R$ 259.900), que acrescenta rodas AMG de 18 polegadas, pacote visual AMG Line externo e interno, suspensão esportiva, escape com ponteira dupla, banco do carona com comandos elétricos e memória e reprodução do som do motor nos alto-falantes.
MERCEDES-BENZ CLASSE C 2019
C180 Avantgarde – R$ 187.900
C180 Exclusive – R$ 188.900
C200 EQ Boost – R$ 228.900
C300 Sport – R$ 259.900