Fiat celebra 20 anos da Strada


Um dos modelos mais longevos do mercado brasileiro, a Strada está completando 20 anos de atuação no Brasil. Desenvolvida a partir da primeira geração do Palio, a picape foi oficializada em 24 de outubro de 1998 e foi pioneira em diversas inovações na categoria ao longo desse período. Ela assumiu a liderança do segmento em 2000, destronando a Volkswagen Saveiro e ocupando o topo da categoria desde então. Pesa contra ela o fato de que se trata de uma única linhagem, tendo praticamente a mesma arquitetura de duas décadas atrás.

Idade de projeto à parte, a Strada conseguiu construir uma história de pioneirismo ao longo de 20 anos. Em 1999, por exemplo, fez a estreia da cabine estendida no mercado nacional, algo que a rival Saveiro só veio a oferecer em 2009, com a chegada da geração atual. No mesmo ano, a Fiat lançou a variação com cabine dupla, que ganhou terceira porta em 2013.

Outra novidade da Strada para a categoria foi a versão Adventure, em 2002. Repetindo a receita da irmã Palio Weekend, a picape ganhava roupagem estradeira, com suspensão elevada, faróis de longo alcance e quebra-mato tubular. A variação recebeu o bloqueio de diferencial Locker, para ajudar em atoleiros leves. Também foi a primeira das picapes leves da era moderna a ter teto solar e câmbio automatizado Dualogic.

HISTÓRICO

A Strada chegou às lojas brasileiras em 2008 com três versões: Working 1.5 (76 cv), Trekking 1.6 8v (92 cv) e LX 1.6 16v (106 cv). De lá pra cá, foram diversas as variações do modelo, destacando-se também os motores utilizados, com o 1.3 8v, o 1.4 8v, o 1.8 8v e os E.torQ 1.6 16v e 1.8 16v.

Ao longo de 20 anos, a Strada soma 1,36 milhão de unidades comercializadas no Brasil. O recorde anual foi registrado em 2014, quando 153.139 exemplares ganharam as ruas. Ela também foi exportada para Argentina, Paraguai, Uruguai, México e Europa, entre outros destinos.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s