Toyota abre terceiro turno nas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz


A Toyota anunciou a abertura do terceiro turno de atividades nas plantas de Porto Feliz e Sorocaba, ambas no interior do estado de São Paulo. A primeira é responsável pela produção dos motores 1.3 e 1.5 que movem as famílias Etios e Yaris. Já a segunda tem a missão de fabricar os veículos finais das duas linhas. O processo todo consumiu investimento de R$ 600 milhões.

Até então aptas a produzir 108 mil unidades por ano, para não haver qualquer perda, as duas fábricas aumentaram a capacidade fabril para 160 mil exemplares. O volume deve ser atingido em 2019, sendo possível com a contratação de 130 pessoas em Porto Feliz e 740 em Sorocaba. Indiretamente, calcula-se que sejam criados outros 700 postos de trabalho na cadeia de fornecedores.

A planta de Sorocaba foi inaugurada em 2012 (leia aqui) para montar a linha Etios, tendo capacidade anual para 74 mil unidades na ocasião. De lá para cá, exportou o modelo para Argentina, Paraguai, Peru e Uruguai. Nesse ano, começou a fazer o Yaris, que também já é levado à terra do tango e tende a ser despachado para outros destinos nos próximos meses. Ela também auxiliou a de Indaiatuba (SP) a atender à demanda pelo Corolla (leia aqui). Já a fábrica de Porto Feliz foi aberta em 2016 (leia aqui), já apta a fazer 108 mil propulsores por ano, a fim de equipar todos os veículos que saíam de Sorocaba. Os motores são 1.3 e 1.5 e movem as duas famílias de compactos.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s