O Grupo SHC, de propriedade do empresário Sergio Habib, entrou com pedido de recuperação judicial na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Forco Central Cível da Comarca de São Paulo (SP). O processo engloba as 40 empresas pertencentes à holding, entre as quais a BRN Distribuidora, representante da JAC Motors no Brasil. A companhia pede proteção para pode reestruturar suas atividades e quitar débitos que chegam a R$ 517.743.863,36. As informações são do site Kelley Blue Book.
Na ação, o Grupo SHC argumenta que o pedido de recuperação foi aberto envolvendo todas as 40 empresas do conglomerado porque a operação de uma companhia interfere o andamento da outra. Também explica que foi necessário abrir mão de bandeiras como Volkswagen e Jaguar Land Rover para cobrir a defasagem financeira causada pelas retenções da PSA, sua antiga aliada. Vale lembrar que o SHC foi parceiro comercial da Citroën desde a abertura do mercado, no início dos anos 1990, com Sergio Habib presidindo as atividades locais da marca francesa. O matrimônio terminou de maneira pouco agradável (leia aqui) e é a esse fim melancólico que são atribuídas as dificuldades financeiras atuais.
Para poder se abrigar da lei, porém, a empresa precisa comprovar seu potencial de pagamento aos credores. A ação diz que o SHC está apto a retornar à boa saúde financeira, agora com condições favoráveis ao mercado. Como determina a Lei, o conglomerado brasileiro deverá apresentar o plano de recuperação no prazo de 60 dias.
Vale lembrar que a BRN Distribuidora é uma empresa recente, aberta em 2017 para representar a JAC. A antiga companhia, que levava o nome da montadora chinesa, fora aberta como joint-venture com a matriz chinesa, mas fechou as portas depois que os planos de construir uma fábrica em Camaçari (BA) foram cancelados.
Abaixo, a nota oficial do Grupo SHC explicando a situação atual.
NOTA DO GRUPO SHC
“O Grupo SHC iniciou suas atividades em 1990 como importador da marca Citroën no mercado brasileiro. Ao longo desse período, a empresa foi crescendo organicamente, até que, em 2011, com um total de 95 concessionários, atingiu a marca de 100 mil automóveis novos e usados vendidos no ano.
De 2011 a 2018, o mercado brasileiro de automóveis apresentou uma retração de mais de 30% nas vendas, consequência direta da crise econômica que assolou o país. A marca que representava o principal negócio do Grupo SHC, num movimento ainda mais expressivo, desmoronou cerca de 80% nas vendas neste período – caindo de 90 mil unidades vendidas em 2011 para menos de 20 mil em 2018.
Como consequência desse notável encolhimento e de um tratamento não isonômico, o Grupo SHC teve que fechar todas as concessionárias Citroën no país.
Em paralelo, a JAC Motors, marca que o Grupo SHC representa no Brasil, celebra excelentes resultados em 2018, crescendo mais de 20% neste ano, enquanto o mercado global de automóveis aumentou as vendas em apenas 14%.
Com o intuito de preservar e potencializar a JAC Motors no Brasil, o Grupo SHC entrou hoje, 1º de novembro, com um pedido de recuperação judicial na cidade de São Paulo. A decisão foi motivada pela necessidade de buscar proteção judicial para uma repactuação de seu passivo junto a bancos, parceiros e fornecedores e, dessa forma, fortalecer a JAC Motors Brasil, sua principal operação.
Após cinco anos da maior recessão já enfrentada no setor automotivo brasileiro e de diversos ajustes, que não foram suficientes para compensar a grande queda de volumes e prejuízos financeiros que tivemos principalmente na operação Citroën, tomamos essa decisão, prevista em lei, para proteger a nossa companhia, nossos 700 colaboradores e os mais de 100 mil clientes da marca”, disse Sergio Habib, presidente do Grupo SHC.
As atividades de importação, distribuição, vendas e pós-venda (garantia, manutenção e fornecimento de peças) da JAC Motors continuam inalteradas e preservadas, à medida que a marca goza de um ambiente favorável e próspero no mercado brasileiro. Vale reforçar que o pedido de recuperação judicial do Grupo SHC protege e preserva a relação entre a empresa e os consumidores da marca.
Em 2018, além do crescimento nas vendas, a JAC Motors promoveu um importante lançamento em abril, o T40 CVT, que logo se tornou o carro chinês mais procurado do Brasil, e apresenta, no próximo dia 13 de novembro outro novo modelo, o T50, de forte impacto positivo nas vendas da companhia. Em janeiro, a marca vai lançar um SUV de 7 lugares, o T80, e uma picape cabine dupla em meados do ano.
A JAC Motors reafirma seu compromisso com o mercado brasileiro, investindo na qualidade de seus produtos, atendimento no pós-venda e relacionamento com os clientes. Ressaltamos a relevância dos nossos parceiros comerciais e dos nossos 700 colaboradores pelo apoio e registramos nosso agradecimento.”
[ Fonte: KBB ]