Depois de fazer mistério com teasers (leia aqui), a Hyundai apresentou o conceito Diamond, criado sobre o Creta, no Salão do Automóvel de São Paulo. O modelo é um exercício de criação da divisão brasileira, a fim de mostrar seu potencial para aprimorar o SUV. Segundo a marca, o projeto envolveu mais de 250 pessoas diretamente e cerca de outras 600 de forma indireta.
Por fora, o Creta Diamond chama atenção primeiramente pela pintura perolizada azul Deep Dive, contrastando com os detalhes pretos como retrovisores, spoiler traseiro, régua da tampa do porta-malas e base dos para-choques. Há também cromados marcantes, como a moldura da grade, as maçanetas e as barras do teto. As lanternas recebem composição por LED, enquanto as rodas, de 19 polegadas (245/45), ganham acabamento diamantado.
É no interior, porém, que o modelo mostra o maior requinte. O habitáculo é revestido em marfim, marrom e caramelo, com a substituição de mais de 200 componentes. Os bancos têm revestimento em microfibra, com perfurações que imitam diamantes. Já a central multimídia com tela de sete polegadas recebe aparelho de som JBL, com três amplificados, subwoofer e seis alto-falantes, totalizando mais de 750 watts de potência. Para os passageiros do banco de trás, há dois equipamentos, com visor de 10″, portas USB e HDMI e compatibilidade com DVD.