Alexander Albon [Foto: Formula1.com]
A Fórmula 1 terá, na temporada 2019, mais um piloto vindo da Fórmula 2. Depois de Lando Norris na McLaren (leia aqui) e George Russel na Williams (leia aqui), é a vez do tailandês Alexander Albon conseguir um assento na principal categoria de monopostos do mundo. Ele correrá pela Toro Rosso, ao lado de Daniil Kvyat.
De origem tailandesa, mas nascido na capital inglesa Londres, Albon é o primeiro de seu país na Fórmula 1 desde 1955. Ele tem 22 anos e terminou a temporada 2018 da F2 em terceiro, sendo especulado na Fórmula E. Fazendo parte da academia de jovens da Red Bull, ganhou uma oportunidade no time B, a Toro Rosso.
Ele chega para substituir Brendon Hartley, que ficou por apenas um ano na STR. O neozelandês de 29 anos tinha dois títulos do Mundial de Endurance (WEC), mas pouca experiência entre monopostos tipo fórmula e acabou tendo desempenho fraco em 2018: foram somente quatro pontos, ficando em 19º no Mundial de Pilotos.
Com o anúncio certo de Lance Stroll na Racing Point Force India, o grid da Fórmula 1 2019 está completo. Faltam apenas os nomes definitivos das equipes e os números dos estreantes. Confira abaixo como fica por ora.
MERCEDES-AMG PETRONAS
#44 Lewis Hamilton (ING)
#77 Valtteri Bottas (FIN)
FERRARI
#5 Sebastian Vetttel (ALE)
#16 Charles Leclerc (FRA)
ASTON MARTIN RED BULL-HONDA
#33 Max Verstappen (HOL)
#10 Pierre Gasly (FRA)
RENAULT
#3 Daniel Ricciardo (AUS)
#27 Nico Hulkenberg (ALE)
HAAS-FERRARI
#8 Romain Grosjean (FRA)
#20 Kevin Magnussen (DIN)
RACING POINT-MERCEDES
#11 Sergio Perez (MEX)
#19 Lance Stroll (CAN)
MCLAREN-RENAULT
#55 Carlos Sainz (ESP)
#?? Lando Norris (ING)
TORO ROSSO-HONDA
#?? Daniil Kvyat (RUS)
#?? Alexander Albon (TAI)
ALFA ROMEO SAUBER-FERRARI
#7 Kimi Raikkonen (FIN)
#?? Antonio Giovinazzi (ITA)
WILLIAMS-MERCEDES
#?? George Russel (ING)
#?? Robert Kubica (POL)