Volkswagen celebra dois milhões de exemplares do Fox


Lançado em 2003 para, aos poucos, substituir o Gol, o Fox acabou ganhando força dentro da Volkswagen. Com a plataforma do recém-chegado Polo, visual simpático e focado em oferecer bom espaço interno, o hatch passou a ocupar uma faixa intermediária entre os compactos da marca. Passados 15 anos, ele atinge a marca de dois milhões de veículos produzidos, todos eles em São José dos Pinhais (PR).

Inicialmente, o Fox chegou apenas com carroceria de três portas, mas só conseguiu deslanchar quando os acessos traseiros passaram a ser oferecidos, em abril de 2004. Ele foi responsável por estrear o motor 1.0 Total Flex no País, dispondo também do 1.6 Total Flex que iniciou sua jornada no Gol. O compacto ganhou passaporte europeu e passou a ser exportado ao Velho Continente com a missão de substituir o pequeno Lupo. Porém, ele foi duramente criticado pelo acabamento espartano, alvo de queixas também no Brasil, e nunca fez o sucesso esperado. Ainda assim, teve 305,5 mil unidades despachadas para lá entre 2005 e 2011. As exportações, aliás, somam quase meio milhão de veículos ao longo de 15 anos.

Por aqui, a história foi diferente. Ao longo do tempo, a raposa ganhou novidades significativas e passou a estar entre os mais vendidos do mercado. Em 2005, recebia a variação aventureira CrossFox, uma das mais bem-sucedidas da categoria. Os primeiros retoques viriam em 2007, com a versão Route ganhando a “frente Europa”, dotada de filetes da grade e parte inferior do para-choque pretos e “borrachões” maiores.

A reforma de meia vida chegaria em 2009, já como linha 2010. Inspirado no Polo europeu, o Fox ganhava novos faróis, grade, para-choques, lanternas, rodas, retrovisores e interior, agora mais refinado, sanando sua principal crítica. Pouco depois, o hatch receberia a opção do câmbio automatizado I-Motion. Uma nova reestilização, em 2014, daria fôlego extra ao modelo. Com mudanças nas duas extremidades, destacavam-se as lanternas horizontais invadindo a tampa do porta-malas, com inspiração no irmão maior Golf. É esse o desenho que segue até hoje no mercado e tende a ficar até 2020, quando o Fox enfim será descontinuado.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s