Com produção suspensa desde abril, o Celer deixou de vez de constar no site da Caoa Chery. Primeiro modelo feito em Jacareí (SP), o compacto estava com seu fim especulado há meses. Ao confirmar a paralisação de sua montagem, a marca sino-brasileira indicou haver estoques suficientes do hatch e do sedã. Ao que tudo indica, eles se esgotaram, dando fim à presença da linha no Brasil.
Nascido como A13 na China, o Celer chegou ao Brasil em uma “segunda fase” da Chery, ainda antes da aliança com o Grupo Caoa. Ele marcaria não apenas a nacionalização dos produtos asiáticos, mas também uma renovação de sua gama, mais adequada aos gostos tupiniquins. No passado, a empresa iniciou sua incursão no País com produtos como Cielo, Face, S18 e as primeiras gerações de Tiggo e QQ. O SUV deu origem a uma gama de vários portes, enquanto o compacto está na segunda linhagem.
A base do Celer foi utilizada para o desenvolvimento do Tiggo 2. Mais alinhado às tendências do mercado, o SUV conseguiu alcançar uma demanda bem maior que o do modelo “original”. Entre janeiro e novembro, o hatch somou 124 exemplares, enquanto o sedã conquistou 46 compradores. O Tiggo 2, por sua vez, soma emplacamentos no mesmo período.