Os planos de produzir a minivan Innova na Argentina (leia aqui) subiram no telhado. Sem o sucesso comercial esperado, a irmã de Hilux e SW4 continuará em oferta no país vizinho, mas não será mais produzida em Zárate, como se previa. Ao site CarsDrive, o presidente da Toyota para aquele mercado, Daniel Herrero, confirmou o “cancelamento”. Em seu lugar, a unidade poderá produzir dois veículos comerciais para consumo interno e também exportação à América Latina.
De acordo com o executivo, não foi tomada qualquer decisão a respeito dos novos produtos. Mas ele indicou que ambos teriam plataforma diferente da utilizada pela Hilux e atuariam no segmento comercial, o que deixa como opção apenas um furgão e uma van. Ambos ajudariam a abastecer a América Latina, mas demandariam investimento para abrigar novas linhas de montagem na fábrica de Zárate.
Caso a dupla não seja feita por lá, Herrero garante outro investimento: para ampliar o volume fabril da Hilux. Operando na capacidade máxima, de 140 mil exemplares anuais, a planta argentina receberia aporte para viabilizar a exportação da picape ao México. O capital seria injetado também para permitir a montagem da versão híbrida, novamente confirmada pelo presidente local.
A produção da Innova em Zárate era dada como certa, principalmente pelo uso da plataforma da Hilux. Todavia, a Toyota optou por iniciar sua oferta mediante importação, para aferir a aceitação. Trazida da Indonésia, ela também sofreu com a variação cambial, que derrubou a cotação do peso frente ao dólar. “Talvez por ser importada ou seu posicionamento, [a demanda pela Innova] não foi o que esperávamos. Vamos mantê-la em linha, mas já não pensamos em produzi-la aqui”, explicou Herrero.
[ Fonte: CarsDrive ]