As chinesas seguem mirando nos SUVs para enfim se popularizarem no Brasil. Como já ocorreu recentemente com Lifan e Caoa Chery, é a vez da JAC apresentar outra novidade no segmento. Trata-se do T80, que fora prometido para novembro (leia aqui), mas só chegará ao País em 2019. Previsto para fevereiro, ele desembarcará por R$ 139.990.
Segundo a JAC, o T80 é seu primeiro SUV de alto luxo. Para merecer tal alcunha, ele sai de fábrica, ao menos na China, com quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas, aparelho multimídia com visor de 10″, sistema de som de alta fidelidade, frenagem automática de emergência com detector de pedestres, avisos de mudança de faixa involuntária e de objetos em pontos cegos, entre outros. Ele tem capacidade para levar até sete passageiros com mais conforto que rivais, segundo o presidente da JAC do Brasil, Sergio Habib: “Não se trata de um porta-lamas transformado em dois assentos.”
Por poder carregar até sete pessoas, o T80 possui 4,79 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,76 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. As medidas são bem próximas das do Toyota SW4, que possui respectivos 4,795 m, 1,855 m, 1,835 m e 2,750 m. Para movê-lo, a JAC escalou um 2.0 turbo a gasolina de 210 cv e 30,6 kgfm com câmbio de dupla embreagem e seis relações.
A faixa de preços é aparentemente alta demais para uma marca acostumada a negociar produtos em uma faixa mais generalista – e o mercado ainda vê veículos chineses com uma dose de desconfiança. Todavia, a JAC destaca que os rivais diretos do T80, em preço e equipamentos, custam até R$ 50 mil a mais.