¡Adiós, muchacho! 2018: A lista dos descontinuados do ano


Como acontece anualmente, o ALL THE CARS publica, ao final do ano, a lista de descontinuados do mercado nacional. Em 2017, a série ¡Adiós, muchacho! teve modelos como os Fiat Palio e Punto, o Renault Fluence e os Volkswagen CrossFox e Fusca (leia aqui). Na edição 2018, há também outros produtos marcantes que saíram de cena, a maioria deles em definitivo e sem previsão de contar com um substituto direto. Confira abaixo e relembre-se (ou surpreenda-se).

BMW Série 4 Gran Coupé – A BMW lançou a variação “sedã-cupê” da Série 4 no Brasil em setembro de 2016 (leia aqui). Todavia, o desempenho comercial do modelo parece não ter convencido a marca bávara a mantê-lo no mercado. Silenciosamente, ele desapareceu das tabelas da montadora alemã, deixando na família apenas o cupê M4 CS e o conversível 430i Cabrio.

Fiat Uno Sporting/Way – Os rumores de que o Uno seria simplificado pela Fiat surgiram em fevereiro (leia aqui), mas apenas em junho se confirmaram (leia aqui). A marca decidiu descontinuar as versões Sporting e Way, focando nas opções de acesso do hatch, que inclusive fez ressuscitar o motor 1.0 8v Fire. O aventureiro voltou, mas para exportação (leia aqui). Alguns sites chegaram a publicar seu retorno também ao País, porém, ao menos por enquanto, ele segue fora das tabelas.

Hyundai Azera – A primeira geração do Azera fez um sucesso memorável para a Hyundai – ou melhor, para sua distribuidora de importados, Caoa. Na segunda linhagem, o modelo causou impacto em um primeiro momento, mas não apenas pelo desenho: ele também encareceu bastante. Assim, foi perdendo espaço, até que as últimas unidades foram negociadas no início desse ano. Todas, porém, ainda eram da gama 2016 (leia aqui). A promessa da empresa é de retomar sua oferta no Brasil, com a terceira linhagem (leia aqui), a partir de 2019.

Hyundai Tucson – Os rumores a respeito do fim do Tucson surgiram ainda em 2017, mas só nesse ano se confirmaram (leia aqui). O veterano desapareceu das lojas, embora ainda conste no site da Hyundai. Oficialmente, ele é vendido sob encomenda. Na verdade, ele acabou abrindo espaço na fábrica da Caoa em Anápolis (GO) para a montagem do Caoa Chery Tiggo 5X (leia aqui).

JAC J5 – Durante a renovação de estratégia da JAC, alguns modelos da “primeira leva” acabaram saindo na surdina. Um deles foi o sedã J5, aposta da marca par os médios. Ele chegou ao País em 2012 (leia aqui) e foi reestilizado em 2015 (leia aqui), mas é figurinha rara nas ruas. Sumiu sem deixar vestígios.

JAC J6 – Outra vítima da “SUVzação”, a J6 teve desempenho mais notável que o irmão sedã citado acima. A minivan batalhou em uma categoria com menos concorrentes, mas também de menor demanda. Tinha no espaço para sete passageiros seu grande diferencial (leia aqui). Reestilizada pouco depois do lançamento, ganhou apelo mais moderno (leia aqui), mas também não foi suficiente para reerguê-la. O desaparecimento também aconteceu em 2018.

JAC T6 – A grande surpresa da lista é o óbito do T6. Lançado em 2015 (leia aqui), ele foi o primeiro SUV da JAC no Brasil. Trazia linhas modernas, bom acabamento e preço competitivo, fazendo relativo sucesso. Todavia, a marca aparentemente decidiu descontinuá-lo após ter de realizar promoções para dar fim nos estoques (leia aqui). Ele deve ganhar um substituto chamado T60.

Kia Cadenza – Com a segunda geração oficializada em 2015 no exterior (leia aqui), o Cadenza foi ficando obsoleto por aqui. A Kia teve intenção de lançar a nova linhagem no País, exibindo-a no Salão em 2016 (leia aqui), mas ficou nisso. Assim, o modelo, que teve vendas suspensas em 2017 (leia aqui), continuou em oferta até o fim dos estoques. Quando se acabaram as unidades, a marca o tirou do ar, sem muita cerimônia (leia aqui).

Kia Optima – O Optima padeceu do mesmo mal do irmão maior. Sucessor do Magentis – aliás, Optima era um de seus nomes no exterior também -, ele teve sua nova geração exposta no Salão de São Paulo de 2016 (leia aqui), mas não vingou. A estratégia do Cadenza foi repetida: vendas suspensas em 2017 (leia aqui) e encerramento total da oferta nesse ano (leia aqui). O substituto até foi garantido (leia aqui), mas por ora não há sinais de que a Kia vá cumprir a promessa.

Mercedes-Benz Classe C Estate – Há pouco mais de um ano, a Mercedes lançou uma versão mais forte da Classe C Estate (leia aqui) no Brasil. No entanto, a perua já está fora do mercado nacional. Ela não consta no site e nem nas tabelas da alemã. É provável que a empresa tenha descartado atualizá-la na reestilização aplicada no sedã (leia aqui), optando por seu fim.

Mitsubishi L200 Triton – Lançada em 2016 (leia aqui), a segunda geração da L200 Triton não matou a antecessora logo de cara. A primeira linhagem foi mantida com as variações de acesso. No entanto, ela acabou abrindo espaço para a picape mais recente no início desse ano (leia aqui e aqui), com a chegada de novos acabamentos para o modelo mais moderno. A Mitsubishi não fez qualquer cerimônia de despedida para a Triton.

Renault Kangoo – A segunda geração do Kangoo argentino (leia aqui), que na verdade é um Dacia Dokker, deve chegar ao Brasil em 2019. Antes disso, a Renault optou por manter a primeira linhagem em oferta por aqui até se esgotarem os estoques (leia aqui). As unidades restantes do utilitário já foram todas negociadas e ele saiu de cena, sumindo de site e tabela.

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Leia aqui os demais especiais ¡Adiós, muchacho!
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