Vendas: Brasil fecha 2018 com alta de 13,7%; Chevrolet lidera pela quarta vez


Pouco a pouco, o Brasil vai retomando seu volume de vendas anual. Ainda distante do recorde estabelecido em 2012, quando 3,6 milhões de automóveis e comerciais leves chegaram às ruas (leia aqui), o mercado nacional ao menos vem se recuperando. Em 2018, foram 2.470.654 unidades licenciadas no País, quantia 13,74% superior à de 2017. O avanço já era esperado, devido ao crescimento da economia, e a tendência é de mantê-lo com as políticas do Rota 2030.

Entre as montadoras, a liderança ficou com a Chevrolet pelo terceiro ano consecutivo, o quarto na história – o primeiro foi em 2005. O volume cresceu 10,2% em relação a 2017, mas a participação total diminuiu em 0,56 ponto percentual. A segunda foi a Volkswagen, que tomou a posição da Fiat. A alemã aumentou a quantia em 96 mil exemplares (+35,3%) e abocanhou 2,37 ponto na fatia total. A italiana melhorou suas vendas em 34,4 mil unidades (+11,8%), mas sua presença foi diminuída em 0,23 ponto.

A Ford manteve a quarta posição e viu suas vendas aumentaram em 19,7 mil veículos (+9,52%), o que a faz perder 0,35 ponto de participação. Quinta, dois lugares acima de 2017, a Renault teve um ano para celebrar: foram 47,9 mil unidades extras (+28,7%), o que rendeu um ganho de 1,11 ponto. Em contrapartida, a sexta colocada Hyundai tem do que reclamar. A coreana viu seus números subirem apenas 4,6 mil (+2,33%), o que causou a perda de participação em 0,94 ponto e o posto perdido para os franceses.

Sétima, a Toyota ampliou seu volume em 10,1 mil emplacamentos (+5%) e perdeu 0,65 ponto em participação. A compatriota Honda tampouco teve um ano positivo nesse sentido: as vendas praticamente foram as mesmas (506 unidades a mais), o que causou uma redução de 0,80 ponto no bolo final. A Jeep cravou o nono lugar ampliando seus licenciamentos em 18,7 mil exemplares (+21,3%) e aumentou seu pedaço em 0,27 ponto. Fechando o top 10, a Nissan aumentou as cifras também em 18,7 mil veículos (+23,7%) e ganhou 0,33 ponto de participação.

Das outras 11 companhias, as que reduziram seu volume de emplacamentos foram Peugeot, Citroën e Audi.

FABRICANTES (JAN-DEZ/2018)
Pos. – Marca – Volume (Part.)
1 – Chevrolet – 434.364 (17,58%)
2 – Volkswagen – 368.200 (14,90%)
3 – Fiat – 325.726 (13,18%)
4 – Ford – 226.437 (9,17%)
5 – Renault – 214.914 (8,70%)
6 – Hyundai – 206.667 (8,36%)
7 – Toyota – 200.116 (8,10%)
8 – Honda – 131.592 (5,33%)
9 – Jeep – 106.945 (4,33%)
10 – Nissan – 97.505 (3,95%)
11 – Peugeot – 23.674 (0,96%)
12 – Mitsubishi – 22.133 (0,90%)
13 – Citroën – 20.336 (0,82%)
14 – Mercedes-Benz – 14.365 (0,58%)
15 – Kia – 11.723 (0,47%)
16 – BMW – 11.369 (0,46%)
17 – Audi – 8.677 (0,35%)
18 – Caoa Chery – 8.639 (0,35%)
19 – Land Rover – 6.834 (0,28%)
20 – Volvo – 6.754 (0,27%)
21 – Suzuki – 4.656 (0,19%)

Clique aqui para conferir as vendas de 2017.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s