F1: Ferrari anuncia Binotto para o lugar de Arrivabene na chefia da equipe


Mattia Binotto [Foto: Formula1.com]

A trajetória de Maurizio Arrivabene na Ferrari chegou ao fim. Após meses negando os rumores, a escuderia decidiu dispensar os serviços do italiano após quatro temporadas (leia aqui). Para seu lugar, o presidente da companhia, John Elkann, anunciou Mattia Binotto, que até então ocupava o cargo de diretor técnico e não teve substituto confirmado.

A troca no comando da equipe se deve pela incapacidade de Arrivabene de fazer a Ferrari voltar a conquistar títulos. Após um início de  temporada promissor, com liderança nos mundiais de pilotos e de construtores, a escuderia perdeu rendimento, muito em parte por erros estratégicos, que teriam minado a confiança da direção da montadora nos esforços do chefe. Cabe mencionar também alguns erros capitais cometidos por Sebastian Vettel, como quando bateu sozinho enquanto liderava o GP da Alemanha.

Arrivabene, que também perdeu força devido à morte de Sergio Marchionne (leia aqui), então presidente da Ferrari, ficou sob pressão ao longo de toda a temporada. A cada ponto perdido, a imprensa sinalizava pela iminente saída do comandante. Ele e Binotto tiveram alguns atritos com relação ao desenvolvimento do carro, considerado insuficiente pelo até então chefe da equipe.

Binotto (esq.) com Maurizio Arrivabene (dir.) [Foto: Formula1.com]

Agora homem de confiança da Ferrari para destronar a Mercedes, Binotto ocupava a direção técnica desde 2016, substituindo James Allison. No entanto, ele está na empresa desde 1995, quando começou como engenheiro de testes de motor da montadora. Ele passou à área similar da escuderia em 1997, ficando por lá até 2003. Também atuou no departamento de motores, a partir de 2009, e ao final de 2014, quando Arrivabene fora anunciado, tornou-se comandante das unidades de potência.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s