A Subaru anunciou uma novidade para o mercado norte-americano durante o Salão de Detroit. Trata-se do WRX STI S209, o primeiro da família S-Line a ser comercializado fora do Japão. Para além disso, ele será oferecido exclusivamente na terra do Tio Sam. A marca o classifica como o modelo mais potente já produzido em série após passar pelas mãos da Subaru Tecnica International, que dá nome aos produtos mais nervosos da montadora nipônica.
A série de mudanças do S209 começa pelo motor. O 2.5 de quatro cilindros (EJ25) aparece em sua versão de rua mais potente, apta a entregar 345 cv – o torque não foi revelado. Para tanto, o propulsor recebe bielas e pistões forjados, bicos injetores maiores, bomba de combustível de alto fluxo e turbo HKS maior, com 1,24 bar de pressão. Ele conta ainda com coletor de admissão com tomada mais eficiente, filtro cônico e refrigeração por água fria borrifada sobre o intercooler. O escape foi revisto para reduzir a resistência ao fluxo de ar e as ponteiras cresceram para 10,1 centímetros de diâmetro. Para finalizar, a central eletrônica (ECU) recebeu programação específica.
Além do conjunto motor-câmbio, o WRX STI S209 tem outras mudanças mecânicas. Na suspensão, o sedã recebe barra estabilizadora com 20 milímetros de espessura, amortecedores ajustáveis Bilstein e molas mais rígidas, além de componentes para aprimorar a aderência em curvas. Em termos aerodinâmicos, a inspiração foi o modelo utilizado pela marca para vencer as 24 Horas de Nürburgring do ano passado na categoria SP3T. Dele vieram componentes como saias, spoilers e asa traseira, além do teto em fibra de carbono, que contribui para baixar centro de gravidade.
Na carroceria, as mudanças técnicas também enchem os olhos. A começar pelos para-lamas mais pronunciados, que alagam a carroceria em 4,4 cm, chegando a 1,84 metro. Ali ficam cobertas as rodas de 19 polegadas da BBS, com pneus 265/35. que escondem os freios Brembo. O corpo do WRX STI S209 traz ainda tomada de ar no capô e difusores na parte posterior dos para-lamas.
Há também uma plaqueta interna identificando o numero da unidade da série. Segundo a Subaru, serão feitos “cerca de 200 veículos”. Eles ainda não têm preço oficial, mas podem ser pintados em dois tons: branco perolado Crystal combinando com as rodas douradas ou azul World Rally dotado de aros cinza.
LEGADO S-LINE
Como seu batismo sugere, o S209 é o nono veículo da S-Line, lançada em 2000. Na época, o S201 tomava por base a segunda geração do Impreza WRX STi, utilizando quase todo seu catálogo de acessórios da época. Com 300 exemplares fabricados, a edição trazia um pacote visual pouco discreto, rodas de 17 polegadas, diferencial com deslizamento limitado na traseira, motor 2.0 de 305 cv com central eletrônica (ECU) recalibrada e asa fixa com duas aletas, além de um spoiler traseiro na tampa do porta-malas.
O S201 era uma exclusividade do mercado japonês, o que viria a acontecer com todos os seus sucessores até o surgimento do S209. Todos seguiam praticamente a mesma receita, contando com potência extra e uma série de componentes específicos para carroceria, mecânica e interior.