Próxima Ranger emprestará base para a futura Amarok
Confirmando os rumores (leia aqui), Ford e Volkswagen anunciaram sua parceria global, iniciada com um memorando de entendimentos em 2018 (leia aqui). A dupla comunicou que a união específica será voltada ao desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos e de proposta comercial, como furgões e picapes. Nesse projeto, estão inclusas as novas gerações de Ranger e Amarok, que chegarão ao mercado em 2022.
Como reiteram as partes, não há possibilidade de fusão pontual, como na época da Autolatina. O acordo é bastante específico e visa a reduzir custos de pesquisa, desenvolvimento e produção. As picapes serão criadas em parceria, embora cada marca tenha seu próprio acerto dinâmico e conte com visual característico de suas empresas. A possibilidade de compartilhamento de motores não está descartada, mas, oficialmente, o tema não foi discutido. Ao que tudo indica, a Ford será responsável pelo desenvolvimento do projeto conjunto e provavelmente por sua produção, o que inclui a fábrica da Argentina, onde o Focus deixa de ser feito em maio (leia aqui).
Pelos lados da Volkswagen, a missão recai sobre criar uma família de furgões. Em sua gama, eles substituem o Caddy e o Transporter, enquanto uma releitura dos produtos sucederia os atuais Ford Transit e Tourneo. De início, o projeto dos utilitários contempla apenas a Europa, mas pode haver expansão para outras localidades.
AUTÔNOMOS, ELÉTRICOS E OUTROS
No anúncio, VW e Ford informaram que as conversas avançarão para além de picapes e vans. Ainda é incerto se outros tipos de carroceria serão desenvolvidos em conjunto, mas variações de propulsão estão em pauta. A dupla assinou um memorando de entendimentos relativo à pesquisa sobre carros elétricos e autônomos. Novamente, o foco é diminuir os custos destas tecnologias.