Apresentada no Salão de São Paulo em novembro, a quarta geração do X5 se prepara para desembarcar no Brasil. A BMW anunciou o início da pré-venda do SUV, que chega importado dos Estados Unidos. O modelo chega com quatro versões, partindo de R$ 449.950 e chegando aos R$ 539.950.
Completamente revisto, o X5 foi responsável pela chegada de uma série de inovações na BMW. Além da enorme grade frontal unida ao centro, o modelo também esteve entre os pioneiros da marca bávara a utilizar as lanternas com elementos em baixo relevo. No interior, ele também marcou a estreia de um estilo mais arrojado dentro da montadora alemã, especialmente pelos detalhes em aço escovado no painel. A nova linhagem ganha ainda duas telas de 12,3 polegadas, para quadro de instrumentos e central multimídia.
A troca de geração fez com que o SUV crescesse: agora são 4,922 metros de comprimento (+3,6 centímetros), 2,004 m de largura (+6,6 cm), 1,745 m de altura (+1,9 cm) e 2,975 m de entre-eixos (+4,2 cm). O porta-malas comporta entre 650 e 1.870 litros, caso os bancos sejam rebatidos. A plataforma é a modular CLAR, usada também no Série 7, e a suspensão usa sistema pneumático, com regulagem de altura em até oito centímetros.
Os motores oferecidos no Brasil são dois, ambos a diesel, e variam de acordo com a versão. Para a linha 30d, a BMW escalou o 3.0 de seis cilindros, capaz de gerar 265 cv (4.000 rpm) e 63,2 kgfm (2.000-2.500 rpm). Segundo a empresa, com ele o X5 vai de zero a 100 km/h em 6,5 segundos e alcança 230 km/h. Já para o M50d, o escolhido foi o 3.0 quadriturbo de 400 cv (4.400 rpm) e 77,5 kgfm (2.200-3.000 rpm), que melhora os números para 5,2 s e 250 km/h. O câmbio é sempre automático de oito marchas, com tração nas quatro rodas xDrive.
QUATRO VERSÕES
Nesta geração, a BMW decidiu importar o X5 em quatro versões. A de acesso é a xDrive30d, tabelada em R$ 449.950, que garante itens como ar condicionado de quatro zonas, aparelho de som Harman Kardon, sistema de entretenimento com duas tela de 10,2 polegadas para os ocupantes do banco traseiro e assentos dianteiros com aquecimento, ventilação e ajustes elétricos. Há também rodas de 21 polegadas, recuperação de energia de frenagem, faróis Full LED, teto solar panorâmico, auxílio de baliza e chave inteligente Display Key, entre outros. O pacote de condução semiautônoma, com permanência de faixa, frenagem automática e aviso de pontos cegos, também está garantido.
Acima, aparece a xDrive30d M Sport, por R$ 479.950. Além dos itens da variação de acesso, ela oferece freios maiores M Sport escondidos atrás de rodas de 22 polegadas. Há também pacotes visual e aerodinâmico M Sport e volante específico. A xDrive30d M Sport xOffroad (sim, é esse o nome completo) está disponível por R$ 499.950. Além dos itens da M Sport, ela agrega o sistema xOffroad, que pode alterar o comportamento do conjunto motriz entre quatro modos: xSand (areia), xRocks (rocha), xGravel (cascalho) e xSnow (neve).
O modelo mais caro da gama é o M50d, oferecido por R$ 539.950. Retrabalhado pela divisão M Motorsport, ele traz um pacote estético específico, além de itens como sistema de escape e diferencial próprios e suspensão adaptativa. Entre os equipamentos, destacam-se o aparelho de som Bowers & Wilkins, os faróis a laser e o sistema de visão noturna com detector de pedestres.
O X5 chega às lojas com garantia de três anos ou 40 mil quilômetros.