[ESPECIAL] O Que Esperar Para 2019: Híbridos e Elétricos


Kia Soul EV

Complementando nossa série especial O QUE ESPERAR PARA 2019, o ALL THE CARS faz suas apostas para uma parte inédita: de híbridos e elétricos. Com a existência de incentivos por parte do regime automotivo Rota 2030, tais veículos ganharam espaço no planejamento das marcas para o Brasil. Por isso, teremos uma série deles por aqui ao longo desse ano. Confira abaixo as nossas previsões.

Audi E-Tron (novo) – Ao apresentar suas novidades para o Salão do Automóvel de São Paulo, a Audi confirmou a chegada do E-Tron ao Brasil (leia aqui). O SUV movido somente a eletricidade – não há versões com motor a combustão (leia aqui) – tem dois motores, totalizando 360 cv, e promete circular por cerca de 400 km até parar para recarregar as baterias. Outro destaque fica para os retrovisores: saem os tradicionais espelhos, dando lugar a câmeras e telas digitais. Talvez seja esse o único empecilho para sua homologação, que pode atrasar. Por isso, deve desembarcar em solo tupiniquim somente no segundo semestre.

Chevrolet Bolt (novo) – Disponível para testes no Salão (leia aqui), o Bolt já vinha ensaiando sua chegada ao Brasil. A Chevrolet aproveitou o evento e confirmou o desembarque do modelo para esse ano (leia aqui), inclusive com preço sugerido de R$ 175 mil. Já ter valor tabelado pode indicar que a chegada não levará muito tempo, por isso apostamos em seu lançamento para o segundo trimestre. Ele dispõe de 200 cv e autonomia de 383 km por recarga.

Honda Insight (novo) – A Honda já informou oficialmente que só terá híbridos e elétricos no Brasil em médio prazo (leia aqui). Todavia, a japonesa pode ter apenas despistado mídia e público com suas declarações. Afinal, ela registrou o desenho do ecológico Insight por aqui (leia aqui) e poderia antecipar sua chegada para tentar ofuscar o pioneirismo do Corolla, que deve adotar um sistema híbrido em 2020. Como toma o Civic por base (leia aqui), o modelo teria menor necessidade de investimento em peças. Se vier, deve chegar no fim do ano.

Hyundai Ioniq (novo) – Exibido no Salão para aferir a receptividade (leia aqui), o Ioniq está no radar da subsidiária brasileira da Hyundai. Primeiro modelo a oferecer propulsões híbrida, híbrida plug-in (recarregável por tomadas) e elétrica, ele foi atualizado recentemente na Coreia do Sul (leia aqui), o que pode agilizar sua vinda. Afinal, não faria sentido lançá-lo com um retoque iminente. Se decidir aproveitar a “onda” dos ecológicos, a Hyundai deve comercializá-lo por aqui a partir do segundo semestre.

JAC iEV40 (novo) – A JAC já havia garantido, no Salão de São Paulo (leia aqui), a vinda do iEV40 ao Brasil. Derivado do T40, ele se tornou o primeiro da nova leva de ecologicamente corretos a ser comercializado por aqui. A chinesa deu início às reservas do SUV, talvez para se firmar como pioneira, mas as primeiras entregas ficaram para junho (leia aqui).

Jaguar I-Pace (novo) – A Jaguar já deixa claro que o I-Pace (leia aqui) estará entre nós em breve. O SUV puramente elétrico aparece no site da marca para o Brasil, revelando a vinda das versões S, SE e HSE. No entanto, ele ainda não foi apresentado oficial ao mercado, tendo estreado somente na Europa. A expectativa é que o modelo desembarque por aqui até a metade do ano.

Kia Soul EV (novo) – Durante o Salão do Automóvel de São Paulo (leia aqui), em novembro, a Kia confirmou o lançamento do Soul EV, movido a eletricidade, para 2019. Porém, o modelo não havia estreado ainda sua nova geração, o que aconteceu no fim daquele mesmo mês (leia aqui). Com o abastecimento prioritário de mercados mais importantes para a marca, como o dos Estados Unidos, o Soul elétrico só deve chegar aqui no segundo semestre, perto do fim do ano.

Nissan Leaf (novo) – A Nissan também aproveitou o Salão de São Paulo para disponibilizar o Leaf para testes com visitantes do evento (leia aqui) e confirmar sua chegada ao Brasil (leia aqui), inclusive já com preço sugerido de R$ 178.400. Elétrico mais vendido do mundo nos últimos anos, ele já está em pré-venda, devendo ter entregas iniciadas ainda nos primeiros meses de 2019. A versão com autonomia estendida, recém-lançada nos EUA (leia aqui), não virá por ora.

Renault Zoe (novo) – Catalogado pelo Inmetro em agosto (leia aqui), o Zoe precisou de pouco mais de dois meses para ser confirmado pela Renault (leia aqui). Também já com preço tabelado, o hatch está em pré-venda e tender a ser entregue ainda no primeiro semestre. Por ora, estão disponíveis o motor de 90 cv e 22,4 kgfm e as baterias de 41 kWh, que garantem autonomia aproximada de 300 km. O propulsor de 110 cv e 22,9 kgfm também foi homologado, mas não deve ser oferecido.

Toyota Prius Flex (motor) – A Toyota já confirmou a produção de um híbrido flex no Brasil para o fim de 2019 (leia aqui), que apostamos ser uma variação inédita para o Corolla tupiniquim. No entanto, o Prius, que serviu de laboratório para a tecnologia (leia aqui), também deve ganhar o sistema. Ele poderia até estrear o equipamento, para evitar danos à imagem do sedã caso existam algumas falhas de operação. Todavia, o mais provável é que ele receba o sistema logo depois da confirmação do irmão, no final do ano. A novidade, aliás, marcaria a chegada de sua reestilização de meia vida (leia aqui).

Volkswagen Golf GTE (versão) – Prometido para o Brasil desde 2014 (leia aqui), o Golf GTE enfim chegará ao País, como garantiu a Volkswagen durante o Salão (leia aqui). Já com desenho registrado por aqui (leia aqui), porém, ele pode atrasar. A possibilidade existe porque o hatch ganhará uma nova geração no fim do ano (leia aqui), na Europa, o que obviamente influencia em seus derivados. No entanto, a marca deve manter o GTE atual em linha ainda por algum tempo, o que lhe daria a chance de desembarcar por aqui antes do fim de 2019.

Esquecemos algum modelo? Comente abaixo qual! :-)

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s