Justiça dos EUA acata reclamação e abre investigação em carros da Mercedes


Depois do escândalo Dieselgate envolvendo veículos do Grupo Volkswagen, outras empresas passaram a ser observadas sob suspeita de também utilizar softwares para mascarar as reais emissões de seus motores a diesel. Uma delas é a Mercedes-Benz, que será investigada pelos Estados Unidos após um processo movido por seus clientes em 2016 (leia aqui). A Justiça Federal de lá acatou o pedido dos consumidores e determinou que haja uma inspeção minuciosa para verificar se houve ou não fraude na legislação ambiental local.

A decisão favorável aos reclamantes foi expedida pelo juiz Jose Linares, da corte distrital de Nova Jersey. Segundo o magistrado, a Mercedes deve ser investigada pela conduta, assim como a Bosch, que teria fornecido o dispositivo usado na fraude e foi penalizada pela conduta no caso da Volkswagen e também da FCA Fiat Chrysler (leia aqui). No documento, ele afirma ainda ter rejeitado a proposta da montadora alemã para realização de acordo e encerramento do processo.

Steve Berman, do escritório de advocacia Hagens Berman, que representa os consumidores na ação coletiva, comemorou a decisão inicial. “A Mercedes tentou enganar os consumidores ao dizer que tinha uma linha de carros a diesel ecológica. Com a ajuda de propagandas e da Bosch, obtiveram lucros enganando os clientes”, acusou. Porta-voz da Daimler, Andrea Berg negou a prática: “As reclamações não têm mérito e vamos continuar nos defendendo delas.” A Bosch não comentou o caso.

Por ora, o Departamento de Justiça, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), a Direção de Recursos do Ar da Califórnia e promotores alemães em Stuttgart estão investigando a Mercedes por potencial fraude ambiental. Em sua terra natal, a montadora foi obrigada a realizar um recall para reparar o problema (leia aqui). Já na terra do Tio Sam, as vendas de veículos a diesel foram encerradas (leia aqui).

[ Fonte: Autoblog ]

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s