Um dos esportivos mais carismáticos do mercado, o Mazda MX-5 está completando três décadas de existência. Para marcar o feito, a marca japonesa anuncia a criação da série especial 30th Anniversary, destinada a vários países – o Brasil, infelizmente, não está incluso na rota do modelo. A edição será limitada a três mil exemplares.
Para diferenciar o 30th Anniversary dos demais MX5, a Mazda aplicou uma pintura laranja Racing exclusiva, rodas de alumínio específicas Rays e acabamento interno diferenciado, com o mesmo tom da carroceria aparecendo em alguns detalhes. O modelo pode ter teto de lona ou tipo Targa. Na lista de itens, há equipamentos já vistos em suas outras versões, como aparelho de som Bose com nove alto-falantes e bancos mesclando couro e alcântara.
Na mecânica, há mudanças pontuais. Os freios foram revistos e as pinças de Brembo (na frente) e Nissin (atrás) ganharam a cor laranja, De quebra, há diferencial autoblocante e amortecedores Bilstein. O motor é o conhecido 2.0 aspirado de 184 cv com câmbio manual de seis relações.
A primeira aparição pública da edição acontece no Salão de Chicago, a partir de amanhã (9).