O peculiar mercado chinês terá outra exclusividade. Segundo os sites locais SinaAuto e CarNewsChina, a Volkswagen passará a usar o nome Jetta para uma subsidiária de baixo custo no maior mercado do mundo. A divisão será gerenciada pela FAW, com quem a gigante alemã mantém uma de suas duas joint ventures por lá.
De acordo com fontes citadas pelos sites, a Volkswagen planeja aproveitar da boa imagem do Jetta por lá para criar uma divisão específica. O modelo, aliás, é diferente do que conhecemos por aqui, pois o derivado “original” do Golf foi mantido em oferta por lá por muito tempo, consolidando-se principalmente entre taxistas e famílias menos abonadas. Essa é a imagem que foi criada para as novas gerações, daí a decisão da VW-FAW em utilizar tal batismo para um produto de menor custo. Na China, o sedã mais moderno é vendido como Sagitar.
Na estratégia da gigante alemã, a Jetta teria logotipo e identidade visual específicos. Seus projetos tomariam como base modelos da Seat, já criados para custar menos que os primos vendidos pela VW na Europa. O Ateca daria origem ao VS5, enquanto o Tarraco emprestaria a carroceria para o futuro SV7. Os produtos seriam feitos na planta da FAW em Chengdu.
A expectativa é que a nova subsidiária seja oficializada em abril, no Salão de Xangai.
[ Fonte: SinoAuto, CarNewsChina, via CarScoops ]